Começa nesta segunda-feira a 3ª fase da vacinação contra a gripe

0
105

 

Nesta segunda-feira (11) terá início a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que beneficiará crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (até cinco anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias). Em Guarulhos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão abastecidas com as doses para atender mais este público-alvo, além daqueles já contemplados nas fases anteriores.

 

Para evitar aglomerações neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), algumas UBS estão vacinando em postos volantes (locais próximos às unidades) e outras em sistema drive-thru, conforme listagem abaixo. A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Próximos grupos beneficiados

 

A pandemia de coronavírus também fez com que o Ministério da Saúde cancelasse o Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação, que seria realizado neste sábado (9), bem como desmembrasse em duas a terceira etapa da campanha. Dessa forma, os adultos de 55 a 59 anos de idade e os professores das escolas públicas e privadas, que também integram essa fase, serão contemplados a partir de 18 de maio até 5 de junho.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a mudança nesta terceira fase da campanha também levou em consideração a disponibilidade da entrega das vacinas pelo Instituto Butantan para distribuição aos estados e municípios, bem como a necessidade de intensificar a vacinação de crianças e gestantes, grupos que nos últimos anos vêm apresentando cobertura abaixo da meta de 90%.

 

Gripe e coronavírus

 

A vacina da gripe protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e influenza B, não tendo eficácia contra o coronavírus. No entanto, é muito importante que as pessoas que integram o público-alvo da campanha sejam imunizadas para reduzir o impacto sobre os serviços de saúde e o número de óbitos, uma vez que os grupos prioritários contemplados pela vacinação são os mais vulneráveis a desenvolver complicações pelo coronavírus.

 

Além disso, como os sintomas da gripe e do Covid-19 são muito parecidos, a vacinação ajuda os profissionais de saúde na exclusão de diagnósticos. Confira abaixo as UBS que vacinarão em sistema drive-thru e com postos volantes. Nas demais, a vacinação será realizada na própria unidade, das 8h às 16h.

 

Postos volantes

 

UBS Flor da Montanha

EPG Capitão Gabriel José Antônio. Rua Edson de Souza, 724 – Picanço

 

UBS Vila Barros

EE Professor Roberto Alves dos Santos. Rua Carlos Korkischko, 444 – Vila Barros

 

UBS Munhoz

Colégio Bauer. Avenida Professor José Munhoz, 437 – Jardim Munhoz

 

UBS Cavadas

Escola Municipal da Emília. Rua João Loprete, 234 – Vila São João

 

UBS Cumbica II

Estacionamento ao lado da UBS

 

UBS Soimco

Igreja da rua Alice de Brito Paiva, 641 (ao lado da UBS)

 

UBS Santa Paula

Igreja São João Evangelista. Rua Maria Roza de Campos, 116 – Bonsucesso

 

Sistema drive-thru

 

UBS Itapegica

Ambulatório da Criança

Bosque Maia

UBS Cidade Martins

UBS Vila Galvão

UBS Acácio

UBS Carmela

UBS Inocoop

UBS Marinópolis

UBS Nova Bonsucesso

UBS Ponte Alta

UBS Soberana

UBS Cummins

UBS Dinamarca

UBS Cumbica “Mário Macca”

UBS Normandia

UBS Nova Cumbica

UBS Piratininga