Cine Cerest será lançado na sexta-feira

0
249

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) fará nesta sexta-feira (16), às 14 horas, o lançamento do projeto Cine Cerest com a exibição do filme nacional “Que Horas Ela Volta?”. A iniciativa tem por objetivo refletir com os trabalhadores, de uma forma crítica, a condição da venda da força de trabalho no mundo, buscando no cinema uma forma de fazer a interlocução entre realidade e subjetividade.

Dentro dessa proposta, o Cine Cerest exibirá um filme diferente todas as terceiras sextas-feiras de cada mês, sempre no mesmo horário (das 14 às 17 horas), relacionando, quando possível, o tema do filme ao assunto que será trabalhado pelo Movimenta Saúde nos serviços da rede, no mesmo período. Neste Agosto Dourado – dedicado à saúde da criança e ao incentivo do aleitamento materno – o longa-metragem escolhido, que foi lançado em 2015 e tem como protagonista a atriz Regina Casé, não aborda diretamente a amamentação, mas trata do vínculo entre mãe e filho.

 

Segundo o assistente social da unidade, Thiago Loreto, a ideia do Cine Cerest surgiu a partir de experiências relatadas pelo projeto “tela crítica”, do sociólogo da Unesp Marília, Giovanni Alves, e de conversas entre os profissionais do serviço sobre como realizar uma atividade que pudesse reunir trabalhadores, usuários, membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) conselheiros gestores e população na mesma ação.

 

“Partindo deste pressuposto, a equipe do Cerest entendeu que esse projeto vai ao encontro do disposto na Lei 8.080/90, que ampliou o conceito de saúde no SUS (Sistema Único de Saúde), ao romper com o modelo de que saúde é ausência de doença e construir um novo conceito, que define saúde como o completo bem-estar físico e mental” explicou a gerente do Cerest, Natália Pasquetta.

 

Dessa forma, o projeto utiliza o cinema como instrumento lúdico de educação em saúde do trabalhador, ampliando o entendimento da relação saúde e doença. Além disso, estimula o controle e a participação social, bem como envolve os usuários nas atividades do Movimenta Saúde.

 

Serviço

 

O Cerest fica na rua Carutapera nº 163 (Gopoúva).