Cia. De Teatro PimentArdida apresenta Ubu Rei em maio

0
63

 

A Companhia de Teatro PimentArdida apresenta Ubu Rei, uma releitura do clássico das artes cênicas escrita em 1896 pelo dramaturgo francês Alfred Jarry. A exibição acontece nos dias 2 e 9 de maio em dois horários, às 18h e às 20h, pelo canal do coletivo no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/channel/UCtul5CpldJ8ib4hcv2RTV-g. A classificação do espetáculo é 12 anos.

 

Para assistir, os ingressos devem ser adquiridos gratuitamente via Sympla no site https://ciapimentardida.wixsite.com/pimentardida. Idealizada em 2016 por Ítalo Soares e com o apoio de alunos do projeto cultural Teatro na Comunidade, a Cia. De Teatro PimentArdida tem como objetivo levar arte e cultura para a população das periferias por meio de montagens teatrais.

 

 

A trama

Na história da peça, a Mãe Ubu tenta convencer Pai Ubu a assassinar o rei da Polônia, Venceslau, para usurpar-lhe a coroa com a finalidade de tornar-se rainha. No início Pai Ubu é contra, mas acaba cedendo. O plano é colocado em prática e nosso anti-herói conquista a simpatia do povo, no entanto logo ela se transforma em tirania. Rei Ubu condena todos que não concordam com seus ideais ao alçapão, e com isso ele trai seus apoiadores. O trono será retomado pelo filho do rei morto, Bugrelau. O casal Ubu, depois de deposto, faz planos de fuga para outro país com o objetivo de enriquecer e tomar o poder por meios imorais e antiéticos.

Ridícula e divertida, a história é um espelho grotesco e absurdo da iniquidade humana, e desse modo torna-se uma das principais representações do significado da patafísica, “o absurdo tentando explicar o inexplicável”, desde as características peculiares dos personagens até as situações inusitadas vividas por eles.

 

 

A temporada

A atual temporada da Cia. De Teatro PimentArdida integra o projeto Teatro Social, iniciativa que tem como objetivo levar espetáculos até escolas da periferia de Guarulhos. O projeto, concebido em 2019, reúne em seu portfólio as montagens Inferno Nacional, O Capital – Arlequins Apresenta MarxUbu Rei e O Assassinato de Manoel Soares.

 

 

Ubu Rei é o carro-chefe da trupe e já conta com mais de 60 apresentações. O espetáculo marca as comemorações de aniversário de cinco anos da Cia. De Teatro PimentArdida, celebrado em 2020 e adiado devido ao fechamento de teatros e escolas durante a pandemia.

O projeto foi contemplado por edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o FunCultura, e será realizada com recursos federais da Lei Aldir Blanc.

Para saber mais sobre a Cia. De Teatro PimentArdida acesse a fanpage da trupe no Facebook (https://www.facebook.com/CiaPimentardida) e no Instagram (@tspimentardida & @ciapimentardida).

Você também pode encontrar mais eventos culturais que acontecem na cidade no endereço https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

 

 

Serviço

Cia. De Teatro PimentArdida apresenta Ubu Rei

 

Datas: domingos, dias 2 e 9 de maio

Horários: às 18hs e às 20hs

Transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtul5CpldJ8ib4hcv2RTV-g

 

Classificação: 12 anos

Ingressos gratuitos devem ser adquiridos via Sympla no site https://ciapimentardida.wixsite.com/pimentardida