CEU Cumbica inaugura salas de games e de música

0
74

 

Nesta quarta-feira (4) a Secretaria de Educação, por meio do programa Escola 360, inaugurou novos espaços no complexo do CEU Jardim Cumbica. As salas de games e de música já estão abertas a todos os alunos da rede municipal de ensino de Guarulhos e também à comunidade. A utilização das salas é possível mediante agendamento.

 

 

O prefeito Guti participou da inauguração e reforçou a importância da sala de games para as crianças. “Os jogos estimulam o raciocínio, a memória e a criatividade, além de incentivar o aluno por meio de diversão e entretenimento. É uma alegria muito grande inaugurar espaços como esses, que vão proporcionar diversos benefícios no processo de aprendizagem das nossas crianças”, disse Guti ao lado do secretário de Educação, Alex Viterale, e da subsecretária Fábia Costa.

 

A sala de games conta com jogos de fliperama, Xbox com games de esporte, Kinect Adventures, Just Dance, skate, golfe, corrida, além de jogos de tabuleiro como War, Detetive, Imagem e Ação e uma mesa de airgame. O espaço comporta 12 pessoas, que podem usufruir dos equipamentos por 40 minutos. Além disso, a sala tem dois monitores, que acompanham e orientam os frequentadores durante o uso.

 

Já a sala de música é equipada com 20 cornetas, 20 bumbos, 20 flautas, seis violões, caixas de som e microfones para instrumentos musicais, teclado e lousa de vidro com pauta. No local são ministradas aulas de violão para a comunidade e de percussão e flauta para os alunos do EducaCEU, programa que amplia o tempo de permanência das crianças dentro de instituições educacionais e oferece atividades complementares no contraturno escolar.

 

Para agendar e utilizar os espaços os interessados devem possuir a carteirinha do CEU, que pode ser solicitada apresentando RG, CPF e comprovante de endereço.

 

Gamificação na educação

 

Com o objetivo de utilizar a gamificação no aprendizado dos alunos, o CEU Jardim Cumbica iniciou um projeto piloto com os alunos do 4º e 5º ano da EPG Carlos Franchin, localizada no mesmo bairro. Na educação, os jogos constituem um importante instrumento, já que sua estrutura envolvendo metas e objetivos e a dinâmica de superação de obstáculos conduz o aluno a um processo de intenso estímulo e engajamento.

 

“A dinâmica dos games permite ao estudante obter uma clara visão do seu progresso, o que acaba retroalimentando seu interesse, num círculo de estímulos que favorecem o objetivo maior da aprendizagem. A gamificação incentiva os alunos a cumprirem um objetivo. Usamos jogos de matemática e trabalhamos junto com o pedagógico a lateralidade e a coordenação”, destaca a gestora do CEU, Renata Benfatti.

 

O CEU Jardim Cumbica está localizado na avenida Atalaia do Norte, 544, Jardim Cumbica.