Ceresi promove curso para familiares e cuidadores informais de idosos

0
352

 

O Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) inicia na próxima terça-feira (11) mais um Curso Presencial de Orientações Básicas para Familiares e Cuidadores Informais de Idosos. As aulas serão ministradas todas as terças-feiras, das 8h30 às 11h30, com previsão de término no dia 11 de dezembro deste ano. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo link: https://goo.gl/121ZSZ.

 

Foto: Sidnei Barros/PMG

 

Ministrado pela equipe multiprofissional do Ceresi e convidados, o curso tem por objetivo fornecer orientações básicas para assegurar a qualidade do cuidado ao idoso, bem como a qualidade de vida do cuidador, da família e da pessoa idosa. Para tanto, a programação vai abordar temas como as principais síndromes geriátricas; aspectos sociais e psíquicos do envelhecimento.

 

Tratará também de questões como os cuidados com a alimentação; comunicação e deglutição em idosos acamados; quedas, manuseio e mudanças de posicionamento; prevenção à incontinência urinária; a importância do exercício físico para o paciente e também para o cuidador; cuidados diários nas atividades de vida; saúde bucal e higiene da pessoa idosa; orientações para a administração de medicação via oral e por sonda; espiritualidade; e ações de enfermagem em pacientes acamados.

 

O curso não tem caráter profissionalizante. Portanto não é voltado para o mercado de trabalho. Aos inscritos que tiverem no mínimo 75% de frequência nas aulas será fornecido certificado de participação. O Centro de Referência à Saúde do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Dona Antônia nº 965 (Vila das Palmeiras).