Centro de exposições na Vila Galvão oferece monitoria com integrantes do Atelier Conexões

0
91

 

Os artistas plásticos Adriano Gambim, Antônio Edson Machado, Nelson Maldonado e Sergio Andrejauskas, integrantes do Atelier Conexões, fazem monitoria da exposição Entre Linhas e Formas da Natureza neste sábado (21), das 14h às 16h, no Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

 

 

Para aguçar a curiosidade dos visitantes do Complexo Cultural do Lago de Vila Galvão, a monitoria oferecerá orientações sobre produção, técnica, instrumentos utilizados e processo de criação. Enquanto confere os trabalhos de artistas ligados à linguagem da gravura, o público também se aproxima dos artistas, dialoga e percebe sutilezas e detalhes das obras.

 

Entre Linhas e Formas da Natureza é composta por 20 linóleo-gravuras, técnica que usa como matriz suportes de borracha. A exposição destaca gravadores dedicados a linhas e formas da natureza, cujos trabalhos têm aproximação simbólica com os quatro elementos da natureza: terra, água fogo e ar.

 

De acordo com Andrejauskas, a exposição objetiva reunir o maior número de pessoas interessadas nesse universo. “Nossa intenção de fazer esse encontro no espaço de exposição com artistas e pessoas envolvidas com o projeto é proporcionar um espaço formativo e de compartilhamento de experiências e conhecimento com artistas e interessados nessa linguagem”.

 

 

Sobre a gravura, Andrejauskas fala de sua relação próxima com a imprensa, considerando a presença dessa linguagem no momento em que os manuscritos passaram a ser impressos em livros, sobretudo na literatura de cordel.

 

Sobre o coletivo

 

Presente na cena cultural desde 2010, o Atelier Conexões propõe a integração com o público de forma diversificada ao participar de exposições, oficinas, palestras, citações em livros da área tanto em Guarulhos como em outras cidades. O coletivo mantém diálogos, pesquisas e produção artística, considerando as características do trabalho individual e coletivo, parcerias com outros grupos, artistas e instituições com o intuito de avançar em propostas e ações para a divulgação e o acesso à arte.

 

O Atelier Conexões apresenta uma produção na linguagem que aproxima seus integrantes, a gravura, mas mantém o desenvolvimento de trabalhos nas diversas linguagens das artes visuais.

 

A equipe do coletivo também comemora a recém-entrega de um exemplar do livro de artista Entre Linhas e Formas da Natureza ao cordelista e poeta brasileiro J. Borges, grande divulgador da cultura popular. “Borges faz parte da nossa história, da nossa cultura, um dos grandes artistas da cultura popular cujo trabalho é reconhecido e de grande importância”.

 

Para conhecer mais sobre o Atelier Conexões acesse suas redes sociais no Facebook (https://www.facebook.com/atelierconexoes) e no Instagram (https://www.instagram.com/atelierconexoes/).

 

Entre Linhas e Formas da Natureza é um projeto financiado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura – FunCultura. A exposição segue até 17 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos das 14h às 19h. Para saber sobre os eventos culturais na cidade, acesse www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

 

Serviço

 

Monitoria da exposição Entre Linhas e Formas da Natureza

 

Data: sábado, 21 de agosto

Horário: das 14h às 16h

Período de exposição: Até 17 de outubro

Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos das 14h às 19h

 

Local: Centro Permanente de Exposições de Arte – Prof. José Ismael

Endereço: Praça Cícero Miranda, s/nº – Lago de Vila Galvão

Entrada gratuita

Classificação livre