Centro de equoterapia em Guarulhos atende pelo SUS – Sistema Único de Saúde

0
386

 

Aqui em Guarulhos (Grande SP), uma parceria da secretaria municipal de Saúde com UNIVERITAS/UNG resultou na criação de uma clínica para reabilitação de pessoas com deficiência por meio da equoterapia.

 

Ela vai atender uma média de 40 pessoas por mês com deficiência, através do cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Também terá espaço para mais 15 pacientes em horários pagos, com preços acessíveis e populares. Este método é muito consagrado e tem se tornado cada vez mais comum em cidades brasileiras, dessa vez temos o privilégio de ter aqui em Guarulhos.

 

A equoterapia é um tratamento interdisciplinar que utiliza cavalos para gerar o aumento de força muscular, gerar aquisição de esquema corporal, melhorar a percepção temporal e espacial, melhorar o equilíbrio com respostas sensório-motoras, ajudar na interação social, diminuição da ansiedade, aprimoramento da coordenação motora e uma série de outros benefícios para o desenvolvimento biopsicossocial.

 

Para pedir atendimento pelo SUS, o paciente precisa passar por uma avaliação multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação (CER-II). Este centro foi inaugurado no ano passado e habilitado pelo Ministério da Saúde – que fica na Rua das Palmeiras, nº 865, no bairro de Gopoúva, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para facilitar o paciente pode fazer o cadastro no CADSUS (Sistema de Cadastramento de usuários do SUS).

 

Este procedimento é apropriado para pessoas com síndrome de Down (síndromes diversas), encefalopatia não-progressiva (paralisia cerebral), déficit de atenção com e sem hiperatividade, alterações de equilíbrio, propriocepção, transtorno do espectro autista e outros comprometimentos físicos a afetivo-emocionais.

 

Vale lembrar que este projeto foi 100% financiado pelo grupo Ser Educacional, mantenedor da UNG, e não envolve recursos públicos.

 

O Centro de Equoterapia da UNIVERITAS/UNG fica no campus Dutra, na Rua Anthon Philips, nº 446, na Vila Hermínia. Informações no telefone (11) 2423-7601.