Catadores têm suas carroças reformadas em evento de arte e cultura

0
75

 

Vinte e oito catadores de resíduos tiveram suas carroças, seus instrumentos de trabalho, reformados com arte e muito amor no último sábado (21). A ação promovida pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com o Núcleo Batuíra e com o Movimento Pimp My Carroça (PMC), busca dar visibilidade aos catadores de materiais recicláveis e com isso aumentar sua renda por meio de arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva.

 

 

Além das pinturas, foram entregues também itens de segurança como capa de chuva, luvas emborrachadas, roupas reflexivas, óculos de proteção, cadeado, corda e outros itens para auxiliar na circulação pelas vias. O evento contou ainda com shows, cortes de cabelo, oficinas, brincadeiras e refeições veganas. Ao todo foram ofertados 200 cafés da manhã, 150 almoços e 150 cafés da tarde.

 

“Um evento como esse tem a função de criar e desenvolver ações colaborativas a fim de impactar positivamente na remuneração e no justo reconhecimento dos catadores e catadoras de materiais recicláveis perante a sociedade”, disse Elaine Cristina Santos, coordenadora do PMC.

 

As artes foram feitas por 45 grafiteiros voluntários e o evento contou com a participação e apoio de projetos e instituições como Baquira Sistema de Som, Projeto Raízes do Bem, Cooperativa da Rima, Restaurante Vegano, Talyson Cabeleireiro, Cleyton Clemente (personal trainer), Bruno Pastore (poeta do Sarau do Burro) e o Departamento de Proteção Animal (DPAN) da Prefeitura de Guarulhos.