Casos suspeitos de coronavírus em Guarulhos chegam a 1.392, com 27 confirmados

0
159

 

Os casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em Guarulhos subiram de 1.112 para 1.392 nesta terça-feira (31). O número corresponde à soma de 27 casos confirmados, 144 descartados e 1.221 que estão em investigação. A 27ª confirmação é de uma mulher de 46 anos. Os óbitos não aumentaram, permanecendo quatro. Já as mortes suspeitas subiram de 11 para 13.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira /PMG

Segundo o secretário de Saúde, José Mario Clemente, Guarulhos está subindo na curva da infecção. “Nós não gostaríamos, mas com certeza absoluta as próximas semanas serão bastante ruins para nós. Fundamentalmente temos que fazer o isolamento social. Não há outro caminho para nos protegermos de um inimigo que é violento, agressivo e invisível aos nossos olhos, a não ser nos escondermos dele”, afirmou em transmissão ao vivo realizada pelo prefeito Guti no final desta segunda-feira (30).

 

Para o enfrentamento da Covid-19, Guti destacou que nesta sexta-feira (3) o complexo do Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru), criado para  atender pessoas com suspeitas da doença, passará a funcionar integralmente. Ou seja, a unidade contará com a estrutura de hospital de campanha, equipamentos de tomografia e ultrassonografia e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com 71 leitos, sendo dez de alta complexidade com apoio de respiradores (UTI) para atender pacientes com a Covid-19.

 

Desde o dia 27  o 3CGru  oferece atendimento a pessoas que chegam ao local a pé ou de carro (pelo sistema drive thru). Após triagem, realizada pela equipe médica, a temperatura é medida e então elas passam por entrevista com profissionais da área médica. Apenas as que reúnem os sintomas e são consideradas graves são encaminhadas para atendimento nos consultórios instalados no local e, dependendo da complexidade, realizam exames e podem ser transferidas para outros hospitais. O secretário de Saúde destaca que, além de febre, tosse seca e desconforto respiratório, a perda de olfato e de paladar passaram a ser sintomas da Covid-19.

 

O Centro de Combate ao Coronavírus, que já realizou 2.600 atendimentos até o momento,  está localizado ao lado do Clube do Parque Cecap (avenida Odair Santaneli, 101). O drive thru e a triagem ficarão abertos de segunda-feira a domingo.