Câmara aprova PL que reduz salário do prefeito de Guarulhos em 50%

0
189

 

A Câmara Municipal de Guarulhos aprovou nesta terça-feira (5) o projeto de lei de autoria da Prefeitura que reduz o salário do prefeito e do vice-prefeito em 50%. Esta verba será direcionada às ações realizadas pelo município para amortizar os impactos causados pela pandemia de Covid-19 na cidade.

 

Além disso, os salários dos secretários, subsecretários, adjuntos, coordenadores, controlador-geral e presidente do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos (Ipref) terão redução de 25%. Os holerites dos demais cargos serão reduzidos entre 7,5% e 25%, conforme o valor do subsídio mensal de funcionários nomeados em livre provimento. Aqueles com salários inferiores a R$ 3.477,48 não terão redução, que continuará enquanto perdurar o estado de calamidade pública no âmbito do município de Guarulhos, conforme o decreto 36.757/2020.

 

A proposta partiu do prefeito Guti como forma de diminuir os gastos da Prefeitura no período de pandemia e calamidade pública. “Neste momento a ajuda deve vir de todo mundo. Precisamos do maior número de recursos possíveis para enfrentar essa batalha e parte deles virá dos nossos salários”, afirmou.

 

Os valores economizados serão destinados ao pagamento de abonos de R$ 1 mil aos servidores da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, além de outros servidores que atuam nas unidades de saúde e no serviço funerário municipal.   O pagamento será dividido em três parcelas e não será incorporado aos salários e vencimentos.

 

Na semana passada a Câmara já havia a aprovado a redução dos salários dos vereadores em índices que podem variar de 30% a 100%, conforme a indicação de cada um deles.