Cai consumo de água em Guarulhos

0
987

 

O consumo de água de Guarulhos caiu 18% após o fim do bônus pela economia de água, interrompido em fevereiro deste ano, segundo os dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). No relatório foram avaliados o consumo de água medidos entre fevereiro e abril deste ano.

 

Se forem considerados os números a partir de dezembro de 2014, antes de a empresa cancelar o benefício que concedia desconto aos clientes que economizassem água, o número é reduzido ainda mais, para 15%. A empresa concedia desconto de 30% aos clientes que reduzissem o consumo de água em 20%, e de 10% para quem diminuísse na mesma porcentagem. De acordo com o SAAE, em dezembro de 2014 houve o consumo de 4,54 milhões de metros cúbicos. Em janeiro deste ano, o número aumentou para 4,73 milhões. Já o mês de fevereiro, registrou 4,50 milhões, seguido de 4,22 milhões, em fevereiro. Em abril, houve uma queda no consumo, que chegou a 3,84 milhões.

 

consumo-agua-guarulhos

São João – Segundo o SAAE, em 2014 foram fornecidos 1,7 mil metros cúbicos de água de reúso na cidade (Foto: Divulgação/ Saae)

 

Em nota, o SAAE afirmou que a concessão de bônus não atendeu a maioria da população, que “sempre conviveu com um déficit”.

 

Estações fornecem água de reúso

 

As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) São João, Bonsucesso e Várzea do Palácio oferecem água de reúso aos consumidores. Os interessados em comprar água de reúso devem preencher um formulário no site da empresa: www.saaeguarulhos.sp.gov.br. Segundo o SAAE, em 2014 foram fornecidos 1,7 mil metros cúbicos de água de reúso. Neste ano, foram disponibilizados 7,4 mil metros cúbicos. O metro cúbico de água de reúso custa R$ 0,99.

 

Fonte: Folha Metropolitana