Cães da GCM passam por treinamento para detecção de materiais ilícitos

0
31

 

A Inspetoria Patrulhamento com Cães, o Canil, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos introduziu uma nova técnica de treinamento de detecção de materiais ilícitos. O curso foi ministrado no último sábado (17) pelo instrutor Cláudio Fudimoto, zootecnista vencedor de prêmios de adestramento de animais nos Estados Unidos e na Europa.

 

Os animais assimilaram as técnicas de rastreamento apresentadas por Fudimoto e o comandante da GCM, Francisco Borotta da Silva, falou sobre a importância do novo aprendizado. “Nosso canil é extremamente qualificado, mas não podemos parar no tempo. Precisamos de evolução constante e vamos sempre procurar o aperfeiçoamento com os melhores instrutores mundiais para melhorar a qualidade do trabalho”, disse.

 

O especialista em adestramento animal explicou como funciona o trabalho com os cães em patrulhamentos, coberturas de operações e eventos em espaços públicos, trabalhos com faro e também em projetos com apresentações dos animais em escolas públicas e entidades para pessoas com deficiência física e mental. Ao final da aula, os cães fizeram uma pequena demonstração de faro e abordagem.

 

Canil da GCM

 

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) atua no patrulhamento diário, no Controle de Distúrbio Civil (CDC), na busca por pessoas desaparecidas, em desapropriações, na busca por drogas, no controle de grandes aglomerações (estádios, parques e eventos), entre outros serviços de segurança realizados em locais públicos.

 

O Canil preza pelo treinamento dos cães em faro e em guarda e proteção, que é o patrulhamento de ruas, parques e demais locais públicos onde são realizadas as abordagens de pessoas suspeitas de uso de entorpecentes em flagrante delito. O Canil tem se aperfeiçoado também em trabalhos sociais, que incluem apresentações em escolas, creches e entidades.