Cães da GCM ganham nova pista de agility

0
646

 

O Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos ganhou nesta semana uma nova pista de agility, por meio de uma parceria da corporação com a Royal Canin Brasil, que doou o equipamento. A nova pista será utilizada para treinamento dos cães e também em apresentações na área de socialização com a população.

“A gente tinha uma pista, mas como já estava velha, desgastada, conseguimos esta parceria e temos agora uma moderna. O uso de cães em apresentações ajuda muito a guarda na socialização com a população, pois todos gostam dos cachorros. O nosso canil está dividido em três linhas, com os cães exclusivos de apresentação, os de policiamento e os especialistas em faro”, explicou a inspetora Marta Pereira, que é a comandante do Canil.

cães-guarulhos

A nova pista de agility conta com um slalow, rampa, obstáculo de salto, pneu para saltar, uma passarela e um túnel que finaliza o percurso. A primeira apresentação com o novo equipamento aconteceu nesta sexta-feira, quando os guardas do canil foram até as Casas André Luiz, para mostrar as habilidades dos cães às crianças atendidas pela instituição.

Atualmente são dois cães do grupamento que treinam na pista de agility, a Atena, que é um Labrador, e Ágata, da raça border collie, especialista na categoria. O treinamento é feito com o animal passando pelos obstáculos, e sempre que ele faz de forma correta é premiado com um brinquedo. “Eles só recebem a bolinha quando fazem todo percurso, senão voltam ao início para corrigir”, disse a inspetora Marta.

Canil de Guarulhos é referência nacional

 

O Canil de Guarulhos, que completou seis anos em junho, é referencia no treinamento entre as guardas de todo o Brasil. A GCM de Guarulhos oferece cursos anuais de formação de condutores e operadores de cães, com duração de 15 dias, e fornece um certificado na área de cinotecnia aos participantes.

A estrutura do Grupamento de Operações com Cães também é referência nacional, pois a GCM constantemente envia o modelo do canil para guardas municipais que querem montar a sua estrutura.

 

Fonte: Guarulhos Hoje