Bosque Maia ganha fonte interativa nesta sexta-feira

0
2843

 

Uma fonte interativa, por onde as pessoas poderão passar para se refrescar nos dias mais quentes, que proporciona um espetáculo de luzes e cores no período noturno, e que não custou um centavo aos cofres públicos, além de utilizar água reaproveitável e contar com um sistema de LEDs que gastam pouca energia elétrica. Este é o presente que o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Guarulhos ganhou pela comemoração de seus 50 anos e está repassando aos guarulhenses durante as festividades dos 457 anos da cidade, dentro do Bosque Maia, na região central. A inauguração acontece na sexta-feira, dia 8, às 19h30.

 

Foto: Paulo Uemura / PMG

Projetada de forma sustentável, com o objetivo de proporcionar economia tanto de água como de energia elétrica, a fonte interativa foi doada ao SAAE pelo Instituto Passarelli, por meio do edital 01/2017. Ela conta com jatos que utilizarão sistema sequencial para os efeitos da água, que será reaproveitada sem qualquer desperdício. Eles vão interagir por meio de iluminação em LED, com trocas de cores, causando impacto visual aos frequentadores do Bosque.

Os projetores subaquáticos foram dimensionados para que ocorra, de forma automática, a troca de nove cores, que proporcionarão um efeito visual de grande impacto. Como trabalham com baixa tensão e com lâmpadas em LED, eles eliminam riscos de acidentes e economizam energia elétrica. A fonte interativa, que utilizará também a água da chuva, será acionada por um dispositivo automático eletrônico, que permitirá o controle de horários e dias da semana, assim como uma programação pré-definida.

Sem obstáculos e na altura do solo, a fonte interativa – a primeira do gênero instalada em Guarulhos – permite que as pessoas que frequentam o Bosque possam passar entre os jatos de água, refrescando-se nos dias mais quentes, a exemplo do que ocorre em parques localizados em diversas cidades brasileiras e em outros países.

Além do SAAE, a construção da fonte interativa conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e com o aval do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município de Guarulhos.