Blocos de rua alegram foliões no Carnaval 2023 em Guarulhos

0
271

 

A espera finalmente chegou ao fim. No mês de fevereiro Guarulhos se prepara para receber a animação da tradicional festa de Carnaval. Como nos anos que antecederam a pandemia, o sucesso e o glamour do evento ficarão por conta da participação popular e do fomento aos blocos de rua, bailes comunitários, eventos nos CEUs, parques, praças e demais equipamentos públicos, trazendo principalmente as famílias para ocupar esses espaços.

 

 

Os blocos transformam o Carnaval num evento alegre e muito familiar. A festa começa já no dia 4 de fevereiro, sábado, com concentração de foliões do Bloco dos Fanfarrões na rua Avelino Alves Machado, 407, no Jardim Pinhal, a partir das 14h. Nesse mesmo dia o bloco do Belenga’s Bar agita o Jardim Santa Mena também a partir das 14h, com concentração na rua Maria Tereza, 88.

 

Crianças fantasiadas, famílias felizes brincando juntas, músicas tradicionais e muita diversão dão o tom do Bloco do Chocalho, que no domingo, dia 12, reúne os foliões a partir das 9h na rua Maria Tereza, no Jardim Santa Mena.

 

Os blocos de rua

 

Tradição e sinônimo de agitação, os blocos de rua são fundamentais para a realização dessa grande festa. Em 2020, último ano de realização do Carnaval em Guarulhos antes da pandemia, mais de dez blocos tomaram as ruas da cidade.

 

Neste ano, dentre os blocos aguardados com ansiedade pelos foliões estão Fanfarrões, Minduca Folia, Piores do Ano, Cenoura e Bronze, Maria Sapatão, 36 Horas, Maria Mariá, Unidos dos Meus Ovos, Frango Fuleiro, Jacaré de Teta e Bororó, que espalham alegria pelos bairros Jardim São João, Vila Augusta, Parque Cecap, Jardim Bela Vista, Jardim Presidente Dutra, Jardim Paraventi, Cumbica e Centro.

 

A União dos Blocos de Rua de Guarulhos (Uniblocos) organiza parte dos eventos na cidade. Os blocos contam com o apoio cultural da Prefeitura por meio de ações intersetoriais para garantir infraestrutura, organização de espaços públicos, controle do fluxo de veículos e desvio de trânsito e vias.

 

Samba em Concerto

 

Combinar a sonoridade da orquestra com outros gêneros e linguagens musicais. No dia 11 de fevereiro, sábado, às 20h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos inaugura sua temporada 2023 no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, com o saudoso Samba em Concerto, espetáculo com repertório e arranjos dedicados especialmente à exaltação da beleza desse gênero musical.

 

O espetáculo Samba em Concerto marca a abertura da temporada 2023 das orquestras de Guarulhos, que em meio às apresentações conta com óperas, convidados especiais, execuções de obras de compositores renomados, concursos de instrumentos de cordas, sopros e piano, entre outros.

 

A programação completa do Carnaval 2023 em Guarulhos está disponível em https://www.guarulhos.sp.gov.br/carnaval2023.