Biblioteca Cidade Seródio abre vagas para oficina de polvinhos de crochê

0
1007

 

No dia 16 de setembro, às 9 horas, a SECEL – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – promove oficina de confecção de polvinhos de crochê na Biblioteca Cidade Seródio. Iniciativa do Projeto “Polvoando Amor”, a oficina é gratuita e a participação é livre.Não é necessário realizar inscrições antecipadas, basta comparecer ao local com 15 minutos de antecedência. Nessa oficina são oferecidas 20 vagas.

 

 

Ministrada pela artesã e responsável pelo projeto, Sandra Aparecida Fialho, a oficina é destinada a profissionais de hospitais, públicos, escolas, faculdades,comerciantes, empresários, entre outros.

 

O artefato é utilizado em maternidades, hospitais e unidades de UTI neonatal, para acalmar os bebês.

 

O Projeto

 

O Projeto “Polvoando Amor” dá continuidade na cidade de Guarulhos a uma iniciativa surgida na Dinamarca, em 2013, que vem trazendo benefícios aos bebês prematuros, famílias e toda a equipe envolvida na continuidade da vida.

 

Mais de 15 países já aderiram ao projeto.

 

O novo amiguinho acalma o bebê, ajudando a normalizar a respiração, os batimentos cardíacos e também evitando que eles arranquem os fios de monitores e tubos de alimentação nas incubadoras. A explicação parece vir da semelhança dos tentáculos do polvo com cordão umbilical, remetendo então ao útero materno.

 

Os bichinhos também têm ajudado muitas mamães que passam por grandes desafios emocionais neste momento tão bonito da vida.

 

O Projeto começou a tomar forma no Brasil e algumas cidades já possuem parceria com grupos de artesãs que fornecem essas fofuras pra maternidades de forma independente, ou seja, todos os polvinhos confeccionados pelas artesãs são exclusivamente doados a unidades hospitalares. Dessa forma, os pequenos polvinhos não são vendidos e sim doados.

 

A confecção dos polvinhos

 

Existem cuidados elementares para a produção dos bichinhos que precisam passar pelos processos de esterilização de cada unidade NEONATAL, sendo a confecção em linha 100% algodão e o enchimento com fibra siliconada. O fundamental na produção é que o polvo seja crochetado com, no máximo, 22cm ou conforme instrução da unidade UTI NEONATAL.

 

Serviço

 

Oficina de confecção de polvinhos de crochê

 

Data: 16 de setembro

Horário: 9 horas

Local: Biblioteca Cidade Seródio

Endereço: Rua Mesquita, 103 – Cidade Seródio

Gratuito

Classificação: Livre

20 vagas

Informações: 2475-7348 (com Priscila Laxy ou Fábio Valente – Divisão Técnica de Programas e Projetos da Secel)