Banco de Leite recebe inscrições para diversos cursos realizados no Agosto Dourado

0
138

 

O Banco de Leite Humano de Guarulhos está com inscrições abertas para cursos gratuitos de orientação ao aleitamento materno e terapias que ocorrerão a partir da próxima semana para gestantes e nutrizes. A programação está relacionada ao Agosto Dourado, campanha de conscientização sobre a importância da amamentação realizada mundialmente desde 1992.

 

 

O primeiro curso será o de incentivo ao aleitamento materno, marcado para as 14h de segunda-feira (21), ministrado pela enfermeira Raquel Pereira Coimbra. Gestantes podem se inscrever pelo WhatsApp (11) 2408-4991. Todos os cursos serão realizados no Banco de Leite Humano de Guarulhos, localizado na travessa Orsi, 47, Jardim das Hortências. As vagas são limitadas.

 

Na terça-feira (22), às 14h, gestantes e nutrizes (pessoas que amamentam) poderão aprender shantala (massagem para bebês) com a terapeuta ocupacional e gerente do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics), Denise Antunes. Segundo estudos, a técnica difundida no Ocidente, e que faz parte das práticas integrativas e complementares oferecidas no SUS, pode trazer benefícios relaxantes e analgésicos, além de ampliar o contato entre a mãe e o bebê.

 

Já na quarta-feira (23), às 9h, a médica pediatra do Banco de Leite, Silvia Heloisa Moscatel Loffredo, e a nutricionista Thais Ferreira Bassan, da atenção primária à saúde, ministrarão palestra sobre amamentação e retorno ao trabalho para gestantes e nutrizes.

 

A programação se encerra na sexta-feira (25) com sessões de auriculoterapia aplicadas pela enfermeira Raquel Coimbra em nutrizes interessadas. A prática integrativa e complementar, que será realizada a partir das 9h, com 30 minutos em cada sessão, é uma técnica da medicina tradicional chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações correspondentes a determinados órgãos do corpo.

 

Desenvolvidos por profissionais do Banco de Leite, os cursos visam a orientar as futuras mamães a respeito das técnicas de amamentação, garantindo, dessa maneira, que o recém-nascido tenha acesso a todos os benefícios nutricionais gerados no período do aleitamento, além de oferecer benefícios terapêuticos às mães.