Aumento de 21,93% na conta de luz do guarulhense

0
920

 

A conta de luz dos guarulhenses ficará em média 21,93% mais cara a partir desta quinta-feira. O reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a distribuidora EDP Bandeirante, que atende Guarulhos e outros municípios paulistas, é um dos maiores do estado de São Paulo.

Para os consumidores de baixa tensão (residências, baixa renda, zona rural, pequenos comércios e serviços públicos) o aumento será de 20,60%. Já os usuários de alta tensão (indústrias e estabelecimentos de grande porte) a conta de energia elétrica ficará mais cara em 23,78%.

conta-luz-guarulhos

Se comparado ao reajuste médio concedido à Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., o aumento da Bandeirante foi 5,12% maior, já que a distribuidora que atende a capital paulista apresentou uma alta de 19,93% para os clientes de alta tensão e 18,06% para os de baixo consumo, uma média de 18,66%.

De acordo com a Aneel, os fatores que colaboraram com o reajuste da EDP foram os custos que a distribuidora teve com compra de energia, transmissão de energia e pagamento de encargos setoriais.

Também são levados em conta os cálculos com base na inflação, encargos setoriais, dentre outros.

O reajuste aprovado para a EDP será é válido para 1,7 milhões de unidades consumidoras localizadas em 28 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê.

No total, 6,7 milhões de unidades consumidoras foram atingidas.

 

Fonte: Guarulhos Hoje