Atletas de Bocha de Guarulhos participam de campeonato em Suzano

1
589

 

Guarulhos participará no próximo sábado (28) do Campeonato Paulista de Bocha 2015. O evento acontecerá em Suzano, na avenida Senador Roberto Simonsen, 550, Jardim Imperador, às 8h. O município será representado pelas Casa de Davi, Casas André Luiz e Núcleo de Desenvolvimento a Pessoa com Deficiência (NADPD).

 

Será a primeira competição do município nessa modalidade. Participarão 119 atletas, sendo dez de Guarulhos.

 

bocha-guarulhos

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

 

Bocha

 

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha estreou nos Jogos Paralímpicos em 1984. A origem do esporte é incerta. Os indícios dizem que tudo começou na Grécia e no Egito antigos como um passatempo, tornando-se um esporte apenas mais tarde, na Itália. No Brasil, a bocha desembarcou junto com os imigrantes italianos.

A bocha é um jogo competitivo que pode ser jogado individualmente, em duplas ou em equipes, podendo ser misto (homens e mulheres jogam juntos). O objetivo do jogo é encostar o maior número de bolas na bola branca alvo, denominada Jack.

São utilizadas 13 bolas: 6 azuis, 6 vermelhas e 1 branca, confeccionadas com fibra sintética expandida e superfície externa de couro. Seu tamanho é menor que o da bocha convencional e o peso aproximado é de 280 gramas.

Os atletas usam cadeiras de rodas e lhes são permitido usar as mãos, os pés, instrumentos de auxílio e até ajudantes na bocha no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

O Brasil já conquistou cinco medalhas na bocha nos Jogos Paralímpicos, sendo sete de ouro e duas de bronze.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos