Atividades do Dia da Tartaruga movimentam Zoo de Guarulhos

0
738

 

Mais de cem crianças com idade a partir dos 3 anos, de escolas públicas e particulares, e também 37 idosos vindos da vizinha São Miguel Paulista, participaram nesta quarta-feira (24), Dia da Tartaruga,  de rodas de conversa com o tema “Quelônios” (grupo que abrange todas as formas de tartarugas já identificadas), realizadas pela equipe de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Guarulhos, no Jardim Rosa de França.

 

 

Os encontros mediados pela bióloga Flavia Queiroga transmitiram aos participantes informações sobre habitat, alimentação, preservação e tempo de vida do jabuti Piranga e também sobre seu parente próximo, o cágado (tartaruga de água doce). “Os jabutis são uma das maiores vítimas do tráfico de animais. Muitas pessoas os compram sem saber sobre os cuidados necessários e sobre a longa expectativa do animal que é de cerca de 50 anos, mas há registro de um jabuti que alcançou 90 anos de idade”, diz Flavia.

 

 Um jabuti adulto e dois filhotes da mesma espécie participaram da atividade e despertaram ainda mais a curiosidade da criançada, que participou fazendo muitas perguntas e, ao final, tocando nos animais. “Queria saber por que eles encolhem a cabeça quando a gente faz carinho”, perguntou Livia Silva, aluna do Infantil 3 do Colégio Carbonell.

 

O Zoo de Guarulhos abriga jabutis, cágados, tartarugas mordedoras e cerca de 60 exemplares da espécie exótica tartaruga de orelha vermelha, num total de mais de 200 animais distribuídos em diferentes recintos.  A maior parte deles origina-se de apreensões por posse ou comércio irregular e também de doações espontâneas.

 

As rodas de conversa sobre os quelônios são parte da programação da Semana Mundial do Brincar, que segue com atividades no Zoológico até domingo (28).

 

 

Serviço

 

Zoológico Municipal de Guarulhos

 

Endereço: Avenida Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França

Telefone: 2452-4558

Funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 9 às 17h.

Entrada franca