Arraial Guarulhos transforma Bosque Maia em festa do interior no próximo fim de semana

0
479

 

Mais de cem violeiros, festival de quadrilhas com 300 dançarinos e cerca 150 culinaristas caipiras. Nos dias 16, 17 e 18 de junho, das 12h às 21h, o Bosque Maia recebe mais uma calorosa edição do Arraial Guarulhos, evento de cultura popular famoso por reunir artistas da cidade, o movimento quadrilheiro e grupos de cultura popular tradicional do interior do Estado.

 

Promovido pela Prefeitura, o Arraial Guarulhos promete transformar o Bosque Maia em uma grande festa do interior ao promover uma experiência da cultura popular com curadoria artística do folclorista e produtor guarulhense Diego Dionísio, da Tádito Produções.

 

A programação conta com violeiros, sanfoneiros, duplas de violas, quadrilhas juninas, trios de forró pé-de-serra e grupos de teatro e circo para brincadeiras juninas. Além de intervenções itinerantes espalhadas pelo bosque, os artistas também se apresentam no Espaço Viola e na Arena Junina.

 

O festival dispõe ainda de dez espaços de culinária, com ranchos tropeiros de diferentes regiões do Estado e culinaristas que produzem doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, torresmo, feijão e couve refogada, arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, torresmo, polenta com molho, linguiça, costelinha de porco, couve e quirerinha, entre outras iguarias típicas da ocasião e dos costumes da roça.

 

Um festival com quadrilhas e música caipira

 

Grandes nomes da música caipira da cidade, como Quarteto Raiz, Vera Bianca e a Orquestra de Violeiros Coração da Viola se apresentam no Espaço Viola. O festival também apresenta pela primeira vez na cidade o Auto de São João, com a Cia. Chegança, grupo criado por meio de pesquisa do folclore paulista e da cultura popular, composto por artistas da cidade.

 

As quadrilhas reúnem cerca de 300 dançantes populares deste movimento, com grupos que vêm de São Paulo, São Vicente, Santos e São José dos Campos. São espetáculos e produções luxuosas, com roupas juninas e passos marcados, cujas quadrilhas que os apresentam são feitas por comunidades que reúnem 50 casais cada.

 

O arraial é um projeto de pesquisa e produção artística do guarulhense Diego Dionísio, que ao longo de 20 anos vem trabalhando com os temas cultura popular, folclore e patrimônio imaterial no Brasil.

 

 

Confira a programação completa

 

Espaço de culinária e intervenções artísticas

 

Sexta, 16 de junho

19h – Quarteto Raiz

20h – Quadrilha Sacode a Poeira

21h – Quadrilha de Patins

21h30 – Forró Saruê

 

Sábado, 17 de junho

13h – Orgulho Caipira – Amarildo

15h – Trevo em Flor

16h – Quadrilha Tia Lu

18h – Orquestra Coração da Viola

19h – Quadrilha Asa Branca

20h – Quadrilha Tia Bola

21h – Vera Bianca

 

Domingo, 18 de junho

12h – Cia. Tádito Convida Ina e Marcelo

13h – Tonico e Tinoco – uma história cantada

14h – Quadrilha Tia Tânia

15h – Forró Trio Jaçanã – pé-de-serra

16h – Quadrilha Tia Tânia

17h – Quadrilha São Pedro

18h – Cia. Chegança

19h – Quadrilha Sacode a Poeira

 

Para mais informações acesse www.arraialguarulhos.com.

O Bosque Maia fica na avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro.