Apresentação da Orquestra Jovem com Victor Cali e As Despejadas atrai grande público

0
69

 

Casa cheia, música popular e sonoridades cheias de energia marcaram o espetáculo da Orquestra Jovem que aconteceu no último domingo (29) no Teatro Padre Bento. No palco as guarulhenses do grupo vocal As Despejadas e o músico Victor Cali realizaram o sonho de ter suas composições executadas e amplificadas em concerto da temporada 2022 das orquestras de Guarulhos.

 

 

O concerto da série Nossa Gente foi dedicado à fotógrafa e artista multimeios Marina Pinto, que faleceu no último dia 16. O repertório autoral de Victor Cali e d’As Despejadas foi especialmente arranjado por Kevin Camargo para esse espetáculo, que sob regência de Emiliano Patarra ganhou ares de irreverência, tanto na execução e destaque para os solistas de percussão, trompete e trombone quanto nas citações a Milton Nascimento e Ígor Stravinski, entre outros.

 

“Trabalhar com a música autoral é muito diferente de um trabalho com músicas consagradas. Os artistas autorais, sobretudo de cidades afastadas dos grandes centros, têm muita relação com a regionalidade. O trabalho desses artistas é fantástico, eles trouxeram canções lindas e o grande desafio foi extrair dessas canções elementos que pudessem ser inseridos na riqueza instrumental da orquestra sem ofuscar a beleza da canção original, criando grandes efeitos e sentimentos”, explica Camargo. O arranjador explicou ainda que as citações a outros compositores tiveram como objetivo divertir o público com referências conhecidas.

 

O cenário do Teatro Padre Bento, idealizado por Elisabeth Regina, caracterizou-se como um espetáculo à parte. A ambientação com luz intimista e intensa carmim transformou o espaço de concerto num todo acolhedor de canções e histórias. E histórias eram o que Victor Cali mais tinha a contar. O figurino do artista, criado por sua mãe, Eliete Lima, deu charme especial ao músico.

 

No repertório, canções sensíveis e já conhecidas dos fãs que acompanham a trajetória do jovem compositor como Eu vidaA(mar)Preta e Quis a Kiss embalaram a apresentação em uma mistura rítmica bastante interessante de ouvir.

 

Formado pelas artistas Lidia Lidia Lidia, Nataly Ferreira e Vitória Silva, As Despejadas trouxeram ao Teatro Padre Bento muito mais que suas poesias somadas a ritmos brasileiros, antes, canções pautadas na vida, que aproximaram o público do cotidiano duro das periferias, músicas como Erga-seSonhos em CativeiroSem Licenciamento e Já Deu, além da inédita Goteira, que evidenciaram o posicionamento das artistas.

 

Para o maestro Emiliano Patarra, a temporada 2022 das orquestras de Guarulhos se consolida no tema Encontros para celebrar combinações de diferentes linguagens, artistas, músicos, compositores, regentes e público, todos envolvidos em apresentações únicas, tocantes e inusitadas. “Dessa forma, as orquestras da cidade cumprem sua função principal, de transpor as fronteiras da música e trazer as pessoas para as salas de concerto e teatros, mostrar a elas que esse espaço é democrático e universal, que aqui é possível fazer descobertas encantadoras e conhecer artistas incríveis, como os que estiveram aqui presentes conosco esta noite”, disse Emiliano Patarra.

 

E as incursões de artistas guarulhenses no universo da música de concerto não param por aí. No dia 11 de junho, domingo, tradicionalmente às 17h, no Teatro Padre Bento, a série Nossa Gente apresenta concerto da Orquestra Jovem com os artistas Aline Rissuto e Amauri Falabella.

 

Para saber mais sobre a temporada 2022 das orquestras acesse http://orquestrasdeguarulhos.com/.