Aplicativo Saúde Guarulhos ganha autoavaliação sobre o coronavírus

0
90

 

O aplicativo Saúde Guarulhos, disponível na Play Store, agora contém o ícone Coronavírus para que o usuário realize uma autoavaliação do seu estado de saúde. Após indicar os sintomas e informar se teve contato com caso suspeito para coronavírus (Covid-19) nos últimos 14 dias, o aplicativo indica se o paciente deve ou não procurar uma unidade de saúde.

 

Renata Lucas, de 31 anos, baixou o aplicativo nesta sexta-feira (20) para fazer o teste. Com sintomas de gripe desde o dia 14 de março e falta de ar ao praticar atividades simples, como subir escadas, o resultado de sua autoavaliação é que ela se enquadre como caso suspeito ou provável de coronavírus. Isso porque também respondeu no aplicativo que teve contato com m caso suspeito nos últimos 14 dias.

 

No entanto, o próprio aplicativo deixa claro que não se trata de um diagnóstico e, por isso, no caso dela, o resultado concluiu que deveria procurar um serviço de saúde. O app ainda informa as medidas de prevenção para se deslocar até a unidade de saúde, como usar máscara facial durante o trajeto, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%, evitar locais com aglomerações de pessoas e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

O resultado de Renata também informou que durante o atendimento no serviço de saúde seria avaliada por um médico que poderia solicitar exames complementares para estabelecer o diagnóstico, bem como iniciar o tratamento adequado, além de recomendar isolamento hospitalar ou domiciliar, dependendo do caso.

 

No caso, a usuária, que já havia comparecido ao hospital antes de consultar o aplicativo, está em isolamento domiciliar e tratando os sintomas de acordo com a recomendação médica. “Fiquei com receio de ir ao hospital porque as notícias todas diziam que era para irmos somente em caso extremos e só fui realmente quando a falta de ar estava incomodando muito. Mas o aplicativo é importante porque dá um direcionamento às pessoas sem que elas precisem sair de casa”, afirmou.

 

Em caso de suspeita negativa para a doença, o aplicativo Saúde Guarulhos recomenda que sejam mantidas as condutas de precaução e prevenção, praticando a etiqueta respiratória e que, em caso de dúvidas, entre em contato com o Disque-Saúde (136) do Ministério da Saúde.