Amamentação em tempos de Covid-19 é destaque no Agosto Dourado

0
453

 

Neste mês em que todo o mundo promove ações de incentivo ao aleitamento materno, o programa Movimenta Saúde aproveita o Agosto Dourado para alertar as mulheres sobre a importância da amamentação mesmo durante o período de pandemia de Covid-19.

 

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que estudou cuidadosamente os riscos das mulheres transmitirem a doença para seus bebês quando amamentam, os benefícios do aleitamento materno superam qualquer risco potencial de transmissão do novo coronavírus. Por isso é recomendado que a amamentação seja mantida por lactantes assintomáticas (sem sintomas), suspeitas ou comprovadamente com Covid-19, desde que a mãe deseje amamentar e esteja em condições clínicas adequadas para isso.

 

Em nota de alerta divulgada em março pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é orientado ainda que, no caso da mãe não se sentir à vontade para amamentar diretamente a criança, ela poderá extrair o leite manualmente ou usar bombas de extração láctea (com higiene adequada) e uma pessoa saudável poderá oferecer o leite ao bebê por copinho, xícara ou colher, desde que conheça a técnica correta de uso desses utensílios.

 

Banco de Leite Humano

 

Em Guarulhos, o Banco de Leite Humano, localizado na Travessa Orsi, 47, Jardim das Hortências, vem desenvolvendo diversas ações para garantir o pleno funcionamento de suas atividades, bem como a segurança das usuárias e servidores durante a pandemia do novo coronavírus.

 

O serviço tem realizado acolhimento e consultas via telefone, informando as diretrizes do Banco de Leite Humano, o protocolo de cadastramento de doadoras e as orientações de controle e manuseio do leite ordenhado. Além disso, manteve as coletas domiciliares de mães cadastradas seguindo as regras de etiqueta respiratória. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 2408-4991 / 2408-6243.

 

Semana Mundial do Leite Materno

 

A Semana Mundial do Leite Materno, coordenada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba), que teve início no sábado (1°) e se encerra nesta sexta-feira (7), tem como slogan em 2020 “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”. O tema faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Afinal, a amamentação é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas e o leite materno é um alimento natural e renovável, ambientalmente seguro e ecológico porque é produzido e entregue ao consumidor com o mínimo de poluição, embalagem ou desperdício.