Alunos de projeto de inclusão da Prefeitura recebem cela Braille de grupo de escoteiros

0
65

 

Os alunos do curso de Braille do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis) da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos receberam uma cela Braille, recurso para o ensino de leitura e escrita feito pelo grupo de escoteiro Gaia – Rotary 190. A entrega aconteceu na sede da subsecretaria na última sexta-feira (23) com a participação de alunos e escoteiros.

 

 

A produção da cela foi feita por meio de campanhas de arrecadação de material reciclável, seguindo os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas.

 

Segundo a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia, as celas de Braille são mais do que ferramentas de ensino, são símbolos de esperança e inclusão, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham maior acesso à educação e à informação. “Por meio dessa doação os escoteiros do grupo Gaia demonstraram uma profunda compreensão da importância da educação inclusiva de todas as pessoas, independentemente de suas diferenças”, afirmou Mayara.

 

Vanessa Carrilho Lanzarotto, educadora social e pedagoga à frente do curso de Braille do projeto Peis, aprovou a produção do grupo e destacou a relevância do sistema Braille para a alfabetização de pessoas com deficiência visual. Além disso, Vanessa destacou atividades que podem ser desenvolvidas no escotismo que beneficiam pessoas com deficiência, como o acompanhamento em eventos de grande circulação e viagens.