Alunos da rede municipal conquistam o terceiro lugar em competição de robótica

0
408

 

Um grupo de educandos da Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Inêz Rizzatto Rodrigues, intitulado Aprendizes Geração Alfa, recebeu na última sexta-feira (12) o troféu pelo terceiro lugar na categoria Juvenil U14 – Cabo de Guerra do Campeonato Regional de Robótica, promovido pela Federação Internacional de Robótica (Fira). A competição se deu por meio de um cabo de guerra entre pequenos robôs desenvolvidos pelas equipes em um curso realizado durante os últimos meses.

 

 

Formada pelos alunos Crystian Ferreira Araújo, Diogo Maurício da Silva Lucas, Douglas Emanuel Bastos de Oliveira, Isadora dos Santos Oliveira e Letícia Brito de Oliveira e Silva e acompanhada pela professora Rosana de Fátima Romero, a equipe batalhou contra outros competidores na última quinta-feira (11) no Centro Universitário Eniac em uma espécie de ringue que continha dois círculos brancos no chão e uma “ponte” que os ligava, além de uma marcação no centro. A competição aconteceu a partir de uma linha que ligava os robôs das duas equipes e a que conseguisse puxar o robô adversário venceria.

 

“Eles ficaram muito emocionados com a participação e ainda mais com a vitória. Nós nos dedicamos e acabamos colhendo um fruto muito bom”, afirmou a professora Rosana, que lembra que a competição abre novas possibilidades. “Para além do conhecimento, eles aprendem a lidar com o estresse, a buscar soluções para problemas, a importância do trabalho em equipe e do respeito com os colegas. A disputa só tem a agregar ao futuro deles”, completou.

 

Ela lembrou ainda de um compromisso que a equipe assumiu com seus colegas. “Eu desenvolvo um trabalho de robótica com meus educandos há alguns anos, então eles já tinham contato com esse tema. Assumiram o compromisso de compartilhar o que aprenderam durante as aulas e na competição com os outros educandos em sala de aula. Isso é muito legal”, afirmou.

 

A participação dos alunos foi incentivada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), em parceria com o Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos (Citig) e a Secretaria de Educação para que pudessem estudar robótica e participar da competição gratuitamente. Laiane Loureiro, 32 anos, mãe do Crystian, diz que o filho sempre gostou muito de tecnologia e que enxerga o campeonato como uma oportunidade muito boa para ele. “Ele está gostando muito. Tenho sentido meu filho muito interessado, ele fala bastante sobre o projeto, inclusive nós procuramos juntos outros projetos na internet para ele colocar em prática”, disse.

 

O evento

 

A etapa regional da Federação Internacional de Robótica abre as competições classificatórias para os torneios de 2023. O evento contou com mais de 40 equipes vindas das cinco regiões do Brasil e com equipes estrangeiras. Além dos educandos da EPG Inêz Rizzatto Rodrigues, também participaram da competição equipes das EPGs Jorge Amado, Padre João Álvares e Manuel Bandeira, todos na mesma categoria, que foram coordenadas pelos professores Bernardete Namur Bernardes, Taiga Fernanda Oliveira Vieira, Ediliz Aparecida Ferreira da Silva e Rosangela de Almeida Geraldo, acompanhadas pela coordenadora de Programas Educacionais de Guarulhos, Fernanda Vedrossi, representando a Secretaria de Educação.