Alunos da EPG Siqueira Bueno confeccionam bandeira brasileira com origamis

0
198

 

Os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos da EPG Siqueira Bueno, localizada no Jardim Vila Galvão, confeccionaram uma bandeira brasileira com origamis de “Tsurus”, ave sagrada do Japão, que simboliza a longevidade. A ideia, que partiu do agente escolar Carlos Noriyuki Nishihara, ressaltou o protagonismo estudantil, uma das dimensões trabalhadas no processo de ensino-aprendizagem e que é uma das ações do Plano do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

 

A atividade fez parte dos preparativos da Semana da Pátria, que acontece entre os dias 3 e 7 de setembro, que há 19 anos a unidade escolar planeja e desenvolve em seu currículo, ações de cidadania que valoriza o saber cultural e a diversidade.

 

Produzida com o origami, uma arte tradicional secular, a produção da bandeira comemorou também os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, prestando assim uma homenagem a este povo que tanto colaborou e colabora para o enriquecimento da cultura brasileira.

 

Para a diretora da escola Márcia Bueno, a ação foi um momento marcante. “A participação dos alunos, protagonistas da construção do conhecimento, na confecção da bandeira foi única. A excelência do trabalho do agente escolar Carlos merece todo o nosso reconhecimento pelo lindo resultado”, destaca a diretora.