Alunos da educação especial visitam teatro e centro de exposições na Vila Galvão

0
152

 

Alunos da Escola de Educação Especial São Judas visitaram o Complexo Cultural do Lago de Vila Galvão nesta quarta-feira (23). A visitação teve como foco a interação dos participantes com a exposição Entre Mundos, de Kika Goldstein, no Centro de Exposição de Artes Professor João Ismael, e a realização de performance dos alunos no Teatro Nelson Rodrigues.

 

 

A visita foi acompanhada pela equipe da Divisão de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Guarulhos, responsável pela curadoria do espaço expositivo e administração do complexo.

 

“Como o nosso projeto de 2022 é sobre imigração, achamos a exposição dentro do nosso tema e assim trabalharemos os movimentos das telas por meio de música, tecidos, luz, entre outros”, explicaram Antoinette Simão e Flávia Simão Cavalcanti Coelho, diretoras da escola.

 

Fundada em agosto de 1984, a São Judas realiza um trabalho escolar e ocupacional voltado a pessoas com necessidades especiais (deficiência intelectual e/ou múltipla). A entidade atende um total de 300 alunos em suas duas unidades, localizadas em Guarulhos e São Paulo.

 

Tanto no salão de exposições quanto no teatro os alunos participaram de performance mediada pela professora Tamara Sepúlveda, coordenadora pedagógica da escola. “As atividades propostas para esses espaços, as intervenções e a performance tiveram como foco a combinação da educação com a cultura para o desenvolvimento global de todos os indivíduos”, explicou Tamara.

 

A pedagoga e especialista explicou ainda que as ações realizadas pela escola, tal qual a que envolveu a parceria com a Secretaria de Cultura, objetivam a habilitação e a reabilitação por meio de programas de reeducação cognitiva, estimulação essencial e escala de desenvolvimento adaptativo, com foco nas eficiências, e não deficiências, de seus alunos.

 

Em Guarulhos, a Escola de Educação Especial São Judas fica localizada na rua Arminda de Lima, 525, Centro.