Aluno do projeto PEIS realiza sonho de conhecer os estúdios de uma rádio

0
79

 

Realizar um sonho é sempre emocionante. Ainda mais quando não se espera tão cedo. E foi isso que aconteceu nessa quarta-feira (3) com Diego Barreto, de 18 anos. Ele, que é deficiente visual e aluno do projeto PEIS – Práticas Educativas para a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Visual, sempre foi apaixonado por rádio e tem radialistas como seus companheiros e, por isso, sonhava em conhecer um estúdio e como opera uma emissora.

 

 

A Top FM, que fica na avenida Paulista, abriu as portas para receber o aluno, que é apaixonado por comunicação e participou ao vivo do programa Samuel Gonçalves, contando sua história e falando sobre sua paixão.  “Foi uma sensação única. Quando uma oportunidade aparece, a gente tem que aproveitar. Quando o Samuel me chamou para participar do programa, o nervosismo bateu, mas eu segurei bem”, revelou Diego.

 

 “O comunicador cria uma proximidade com o ouvinte e foi isso que me fez apaixonar pelo rádio. Ele é meu companheiro, eu estudo ouvindo rádio, durmo ouvindo rádio, faço tudo com ele ligado. Quando eu ouvi a primeira vez eu achei muito incrível”, contou. Diego também tem um programa de rádio online, que é transmitido diariamente das 9h às 12h. “Eu comecei com um programa de notícias por áudio no WhatsApp para os meus amigos e conhecidos e então, consegui um espaço em uma rádio online. Faço tudo sozinho, aprendi a mexer nos programas de transmissão acessíveis e faço de segunda a sexta-feira a minha participação”, completou.

 

A visita

 

Durante toda a visita, enquanto conhecia as instalações da rádio, Diego teve descrição do prédio, das salas e dos estúdios de gravação, e de toda equipe que o acompanhou. Conversou sobre softwares usados no programa e pegou umas dicas. Na oportunidade, o apresentador Samuel Gonçalves lembrou da importância de estudar e se dedicar para conquistar o que ele busca. “Faça cursos, estude, continue ouvindo muito rádio, treine. Apenas fazendo, errando e acertando é que você vai aprender como fazer. Você já tem meio caminho andado, espero em breve ver você em um grande programa”, incentivou-o.

 

O subsecretário de Acessibilidade e Inclusão (SAI) de Guarulhos, pasta responsável pelo projeto e que integra a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Gilberto Penido, conta que Diego revelou para sua professora Fernanda esse sonho. “Ele sempre teve muito apoio e incentivo dentro de casa, sempre foi um aluno dedicado. Antes da pandemia estava inclusive iniciando o processo para aprender a andar na rua sozinho. Quando ele comentou em sala de aula que seu sonho era conhecer os estúdios de uma rádio, começamos a buscar os meios. Ver o sorriso no rosto dele, a sua empolgação, é muito gratificante”, comentou.

 

Além da visita, Diego recebeu ainda, das mãos do titular da SAI e do radialista, o certificado pela participação no programa Desperte Seu Olhar Inclusivo 2021, concurso fotográfico para pessoas com deficiência.

 

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!