Adoção de cães e gatos cresce 244% em Guarulhos durante quarentena

0
75

 

Desde o início da quarentena devido à pandemia do novo coronavírus em 20 de março, 86 animais (56 gatos e 30 cachorros) deixaram o abrigo da Prefeitura de Guarulhos, no Bonsucesso, para viver com suas novas famílias. O número é 244% maior do que o registrado em tempos normais, quando, em dois meses, em média 25 animais ganhavam novos lares.

 

 

De acordo com Andréa Viegart, diretora de Proteção Animal de Guarulhos (DPAN), o aumento expressivo no número de adoções deve-se principalmente ao sistema de adoção online com entrega em domicílio em operação na cidade há dois meses, o Delivery Pet Gru. “Implantamos a adoção online com entrega justamente para que as pessoas possam ter um animalzinho sem precisarem sair de casa, e o retorno está sendo ótimo”, afirma Andréa. “Outro fator que tem facilitado as adoções é a parceria com a rede Petz, que passou a expor animais resgatados”.

 

Um dos agraciados desta quarentena é o vira-lata Micuim. O cachorro, que chegou ao DPAN em péssimo estado de saúde e teve a eutanásia cogitada, recebeu tratamento, conseguiu se recuperar e hoje vive com o casal Bruna Rodrigues Martin Andrade, fisioterapeuta, 23 anos, e Rodolfo Andrade, empresário, 30. “Meu esposo e eu estamos muito felizes com o Micuim. Nossa cachorrinha também está adorando o novo companheiro. A adaptação dos dois foi imediata. Só temos a agradecer por terem cuidado dele”, diz.

 

Adoção online

 

Interessados em adotar um cão ou gato pelo sistema online da Prefeitura de Guarulhos devem mandar um email para [email protected] solicitando o formulário de adoção. Após receber o formulário preenchido, o DPAN enviará ao possível adotante fotos dos animais disponíveis com as características desejadas. Caso a adoção de algum dos animais for confirmada, a entrega será feita em domicílio em até cinco dias. Todo o processo é gratuito e os animais são vacinados, castrados e microchipados. Em caso de filhotes ainda não castrados, o procedimento será feito posteriormente pela Prefeitura, também sem custo.

 

Adoção presencial

 

A adoção presencial continua sendo realizada mediante agendamento pelo telefone 2436-3656. O DPAN fica na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, Bonsucesso.

 

Para conhecer alguns animais disponíveis para adoção e obter outras informações acesse dpan.guarulhos.sp.gov.br ou pelo WhatsApp: (11) 96786-5024.