Acolhimento e integração marcam a volta às aulas na rede municipal

0
379

 

O primeiro dia de aula na EPG Procópio Ferreira, localizada na região do Pimentas, que aconteceu na segunda-feira (7), foi marcado por diversas ações para acolher as crianças. As turmas do berçário receberam a visita das famílias dos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os espaços, a rotina escolar e participar de atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos.

 

As atividades para integração foram alinhadas com base no encontro formativo para o planejamento da equipe escolar, direcionado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep). Todas as Escolas da Prefeitura de Guarulhos tiveram autonomia para preparar um cronograma de atividades de forma criativa e dinâmica de modo a respeitar as necessidades de cada criança.

 

“Nossa equipe convidou os pais para vivenciarem momentos de adaptação à rotina das crianças. Nesse período, mostramos aos familiares os espaços da escola, parque, refeitório, sala para contação de histórias, entre outros ambientes recreativos. Os pais puderam conhecer um pouco do nosso trabalho, participar de brincadeiras e compreender a importância do ato de brincar para facilitar o processo de aprendizagem do educando”, relatou a professora Selma Aparecida Pereira dos Santos.

 

Para Maristela Rodrigues de Santana Freitas, mãe da aluna Laura Rodrigues, de um ano e seis meses, a estratégia de integrar pais, alunos e educadores foi essencial. “Achei a proposta maravilhosa. Tudo é novo, uma experiência diferente que estou amando passar como mãe. Tenho certeza que após esse período de adaptação a Laura vai aproveitar e explorar todos os cantinhos possíveis, acolhedores e coloridos da escola. A Laura amou os móbiles espalhados no teto, por onde ela passa fica apontando e falando os nomes dos bichinhos”, contou a mãe.

 

As atividades apresentadas pelas professoras da creche foram acompanhadas pela coordenadora pedagógica da EPG Procópio Ferreira, Gisele Evaristo, e favoreceram a escuta e o diálogo para mais um novo ano letivo.

 

“Foi um dia especial, divertido e muito interessante para as nossas crianças e os pais, que puderam vivenciar os momentos de alimentação escolar, roda de conversa e agora eles têm mais segurança em deixar seus filhos aqui escola”, destaca a professora Paloma Alves Cancio, juntamente com as demais educadoras da unidade.