Ação de conscientização leva testes gratuitos para diabetes à Zona Leste e Guarulhos

0
100

 

Visando educar e fortalecer o conhecimento sobre o diabetes e ampliar o acesso dos brasileiros ao diagnóstico, acontece nos dias 16, 17 e 18 de abril uma ação itinerante que levará testes rápidos a duas unidades do Poupatempo, uma na Zona Leste de São Paulo e outra em Guarulhos. A iniciativa é uma parceria entre a Novo Nordisk, empresa global de saúde com 95 anos de inovação e liderança no tratamento do diabetes, e a associação ADJ Diabetes Brasil.

 

 

Durante os três dias de ação, serão oferecidos 3 mil testes de glicemia, mais conhecidos como “ponta de dedo”. A testagem permitirá à população conferir se o nível glicêmico está controlado e, a partir dos resultados, passar por orientações com profissionais de saúde da ADJ sobre a prevenção e o tratamento da doença.

 

Foram selecionadas duas unidades do Poupatempo com grande fluxo de pessoas. Nos dias 16 e 17 de abril, os testes serão realizados no Poupatempo Itaquera, Zona Leste de São Paulo. No dia 18, a ação acontece no Poupatempo Guarulhos, localizado no Internacional Shopping de Guarulhos. Para todos os dias, serão distribuídas mil senhas para a realização da testagem, que estará disponível entre 9h e 17h, ou até o término dos testes.

 

Segundo Gilberto Soares Casanova, presidente da ADJ, a importância desse tipo de evento está em alertar a população sobre o risco de ter diabetes e não tratar da forma adequada. “Com esse tipo de ação conseguimos manter a qualidade de vida de muitas pessoas que, por desconhecimento e falta de informações do tratamento, tenderiam a conviver com complicações de saúde que poderiam limitar as suas vidas,” completa.

 

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes1. Além disso, estima-se que metade desses pacientes não sabe que tem a doença1. No caso do Brasil, onde a condição está presente em cerca de 8,9% da população2, essa estatística significa que algo em torno de 9 milhões de brasileiros3necessitam urgentemente de um diagnóstico para iniciar o tratamento da doença. Sem intervenção médica, o diabetes pode levar à sério comprometimento cardiovascular amputação de membros, cegueira, e até mesmo à morte.

 

Preocupada com esse cenário, a Novo Nordisk busca vencer os desafios da doença por meio do programa Mudando o Diabetes®, voltado para enfrentar as necessidades não atendidas das pessoas com diabetes, como o diagnóstico precoce e o acesso adequado ao tratamento. “Entendemos que a atuação da Novo Nordisk vai além da pesquisa e do desenvolvimento de medicamentos. Garantir uma melhor qualidade de vida para os pacientes com diabetes significa aumentar a conscientização da população sobre essa doença crônica, impulsionar os resultados de saúde e melhorar o acesso aos cuidados com o diabetes em todo o mundo”, afirma Simone Tcherniakovsky, diretora de acesso a Mercado, relações institucionais e comunicação da Novo Nordisk.

 

Do Brasil para o Brasil

 

Essa ação faz parte da campanha Do Brasil para o Brasil, promovida pela Novo Nordisk, em que, pela primeira vez no país, pessoas com diabetes tipo 1 passaram a ter acesso à insulina análoga de ação ultrarrápida com aplicação via caneta pré-preenchida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A produção das canetas foi realizada localmente, também de forma inédita, pela fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros (MG), a única de insulinas no Brasil.

 

Até então, as únicas insulinas distribuídas pelo Ministério da Saúde eram insulinas humanas de aplicação via seringa, sendo o próprio paciente o responsável por retirar da ampola a dose correspondente ao seu tratamento. A mudança foi levada para todos os estados do país a partir de outubro de 2018 e estima atender cerca de 400 mil pacientes, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Para mais informações, acesse: www.novonordisk.com.br/MOC.

 

Serviço

 

Testes gratuitos para medição de glicemia e orientação direcionada ao diabetes

 

Quando: 16 e 17 de abril (Itaquera) e 18 (Guarulhos) – das 9h às 17h

 

Onde:

Poupatempo Itaquera – Av. do Contorno, 60 – Cidade Antonio Estevão de Carvalho

Poupatempo Guarulhos – Rod. Pres. Dutra-Pista Lateral, 225 – Vila Itapegica, Guarulhos

 

Quanto: Gratuito