Guarulhos se classifica no Campeonato Paulista de Bocha

0
1829

 

Guarulhos classificou-se para o Campeonato Paulista de Bocha Adapatada, que tem início em 20 de fevereiro, e vai até novembro. As entidades que representam o município são: Casas de David, André Luiz e Núcleo de Apoio e Desenvolvimento a Pessoa com Deficiência (Nadpd).

Assunto: Campeonato de Bocha Adaptado Local: Faculdade Anhanguera Data: 20/08/2015/ Fotos: José Luiz/PMG

Foto:Jose Luiz/PMG

O jogo de bocha tornou-se um esporte paraolímpico em 1984 e já está sendo praticado em mais de 50 países. Em Guarulhos, foi o primeiro esporte a ser introduzido na categoria paraolímpico. O esporte tem como principal característica oportunizar a prática por pessoas que apresentam grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo.

Os jogos podem ser disputados em duplas ou em equipes e todos os eventos podem ser mistos – homens e mulheres competem juntos e igualmente. A sua finalidade principal é a mesma da bocha convencional, ou seja, encostar o maior número de bolas coloridas  na bola branca-alvo, também denominada Jack. São utilizadas 13 bolas: 6 azuis, 6 vermelhas e 1 branca.

A habilidade e a inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, pela aplicação de técnicas e táticas adequadas e desenvolvidas a cada circunstância.

 

No Brasil, o jogo de bocha ficou mais conhecido a partir de 1995, quando dois atletas participaram dos Jogos Parapanamericanos de Mar Del Plata, consagrando-se campeões na modalidade.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos