Deputado Guarulhense será candidato à Prefeitura de Itaquaquecetuba

0
1389

 

Na noite desta quinta-feira (29/10) o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itaquaquecetuba oficializou a candidatura do Deputado Estadual Auriel Brito à Prefeito do município.

 

auriel-pt-itaqua

 

O PT local estava compondo a base do Governo Mamoru Nakashima desde maio de 2014 e rompeu com o prefeito quando ele se filiou ao PSDB. Nesse período de rompimento, começou uma disputa interna com três pré candidaturas majoritárias (Carlos Senna, Aparecido Magrão e Paula Nunes), mas nesse mesmo período surgiu a hipótese de Auriel Brito transferir seu domicilio eleitoral para a cidade e ser o candidato majoritário.

 

Um dos fatores determinantes para a unificação do Diretório Municipal foi o começo de um esvaziamento da legenda com a saída do vereador Carlinhos da Minercal e cerca de 04 candidatos a vereador bem posicionados nas últimas eleições e Dirigentes antigos da legenda. Integrantes do PT local afirmam que com uma candidatura majoritária colocada na cidade existe a possibilidade de formar uma boa chapa de vereadores.

 

Essa estratégia de lançar um candidato de fora já havia sido testada em 2011 quando o Diretório de Itaquaquecetuba divulgou que o ex prefeito Elói Pietá (também de Guarulhos) estava se mudando para a cidade, porém em setembro daquele ano a candidatura desse guarulhense não se consolidou e o PT acabou filiando o Engenheiro Valdir Coelho e lançando-o candidato até o momento onde o Diretório Nacional interviu na legenda posicionando o PT para apoiar o PR. Segundo os petistas ouvidos, Auriel já possui domicilio eleitoral na cidade.

 

Perfil

 

Auriel Brito Leal, o Professor Auriel, nasceu em São Paulo, mas reside em Guarulhos desde sua infância, mudando-se para Itaquaquecetuba em 2015.

 

É formado em matemática pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes. Iniciou sua militância política no final da década de 80, na Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo).Em 1996, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT).

 

Eleito vereador pela primeira vez no ano 2000, foi reeleito em 2004, 2008 e 2012. Em quase 14 anos na Câmara Municipal de Guarulhos, exerceu as presidências das Comissões de Finanças e Orçamento por sete anos e de Educação e Cultura. Foi líder da bancada de vereadores do PT por oito vezes. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual pelo PT, com 62.009 votos.

 

Fonte: Região em Contexto