2ª Mostra de Música do Conservatório agita calçadão da D. Pedro II

0
427

 

Quem circulou pelo Calçadão da Rua Dom Pedro, no último sábado (1º.) teve a oportunidade de conferir o talento musical de alunos e professores que participaram da 2ª Mostra de Música do Conservatório Municipal de Guarulhos.

 

musica-conservatorio-guarulhos (1)
Alunos da musicalização infantil deram um verdadeiro show. Foto: Carla Maio / Secel

 

Coordenado pelo professor João Argolo, a mostra contou com a apresentação de grupos tradicionais do Conservatório, que têm como principal foco a formação profissional dos músicos, como a Orquestra Café com Choro, com as presenças de Samuel Cardoso, César do Acordeão e o regente Jota Ge, a Big Band, sob regência do maestro Marcelo Mendonça, e Jazz e Harmonia, com o regente Adolfo Mendonça.

 

Outros projetos formados recentemente, como a banda Kakarecos e Ritornello, sob regência de Ari Silveira Junior, por exemplo, se caracterizam por iniciativas que surgiram a partir da proposta de enriquecimento cultural do Centro Municipal de Educação e Artes – Cemear.

 

Ao todo, 18 grupos fizeram apresentações e arrancaram aplausos do público que circulou pelo calçadão. Mesmo com um  repertório bastante variado, do jazz ao popular, a música erudita, ganhou destaque e foi muito bem representada na voz de Maria Penha Soares, professora de violão do Conservatório, e pela Camerata de cordas, coordenada pelo professor Celso Franquini.

 

Trabalho e reconhecimento

 

Em meio ao público guarulhense, um grupo de alemães assistia compenetrados à apresentação dos músicos. Entusiasmado, o praticante de trekking Andreas Nolte contou que estavam de passagem pela cidade, vindos do Peru, de pois de perder a conexão de volta à Alemanha, na noite anterior. “Perdemos o voo, mas ganhamos essa incrível performance. Isso me fez lembrar das apresentações de música ao ar livre em Haan, cidade onde eu vivo”.

 

musica-conservatorio-guarulhos (2)
Professores e alunos do Conservatório se apresentaram no calçadão. Foto: Carla Maio / Secel

No palco, a pequena Clara Alice Padilha de Mateo, de 8 anos, aluna de musicalização infantil recebeu o carinho dos familiares que vieram prestigiá-la. Nascida numa família de artistas, a menina se destaca pela graça com a qual, em pouco tempo, passou a dominar o violino.

 

“Ela pediu o violino de presente de aniversário, e a partir daí, começamos a procurar um local onde ela pudesse aprender, queríamos uma escola que fosse gratuita, com qualidade e que tivesse reconhecimento, foi quando descobrimos o Conservatório”, explicou o pai e músico, Antônio Carlos de Mateo.

 

Igualmente orgulhosa, Sandra dos Santos, mãe de Gabriel, de 8 anos e Matheus, de 10 anos, também alunos de musicalização infantil, e de Nathan, de 12 anos, aluno da banda Ritornello, se diz satisfeita com o trabalho feito pelos professores. “Nós sempre os incentivamos e hoje é uma grande alegria vê-los tocando, estamos muito contentes com os resultados desse trabalho”.