2ª Bienal do Livro de Guarulhos começa nesta sexta-feira no Internacional Eventos

0
50

 

Já está quase tudo pronto para a 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que começa nesta sexta-feira (5) no Internacional Eventos com abertura oficial às 20h. A bienal segue até o dia 14 de agosto com o tema Páginas que Conectam e contará com 35 estandes de editoras, distribuidoras e livrarias, além de muita conectividade e interação com os visitantes. O evento é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades.

 

Foto: Sidnei Barros/PMG

 

A grande novidade desta edição é o TikTubo, instalação audiovisual imersiva que propõe inserir os visitantes da bienal no fascinante mundo das palavras, no qual é possível encontrar animações que acontecem em looping e apresentam diversos estilos e experiências lúdicas.

 

Em 2022 a Biblioteca Monteiro Lobato, a mais antiga da cidade, completa 82 anos e parte de sua história integra uma exposição em sua homenagem na bienal.

 

Fomento ao livro e à leitura

 

Ao longo dos dez dias de evento alunos e professores das redes municipal, estadual e particular participam de atividades que serão desenvolvidas na Bienal do Livro durante a visitação escolar.

 

Já os servidores públicos do quadro administrativo e operacional da rede municipal de ensino vão receber o CrediLivro no valor de R$ 200 para a compra de obras, que beneficia todos os profissionais envolvidos no processo educacional.

 

Autores

 

Nesta edição o público terá a oportunidade de conhecer de perto grandes autores brasileiros, como Thalita Rebouças, Fabrício Carpinejar, Sérgio Vaz, Paulo Fochi, a criminóloga e roteirista Ilana Casoy, Ilan Brenman, um dos principais escritores de literatura infantil, Wendel Bezerra, um dos dubladores mais famosos do país, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, o repórter e escritor Chico Felitti, o quadrinista Carlos Ruas, a cantora e escritora Fernanda Takai, e muito mais.

 

Público infantil

 

A programação voltada ao público infantil inclui espetáculos interativos, intervenções literárias e contações de histórias com Kiara Terra, Samuca, Camila Genaro, Lindy Barbosa, entre outras atrações. Tem ainda bate-papo com o artista e youtuber Marco Túlio, do maior canal do YouTube de games do país, o Authentic Games, a peça teatral Fábulas de La Fontaine e a biblioteca circulante Pernacoteca, da Cia. Eureka. Além disso, as crianças vão se divertir com as apresentações musicais d’Os Cirandeiros, com a Cia. Núcleo, com o espetáculo O Show da Luna, Ao Vivo! e com o grupo de percussão corporal Barbatuques.

 

Editoras

 

Em meio às editoras participantes da 2ª edição da Bienal do Livro de Guarulhos os visitantes e apreciadores de literatura encontram diversos estandes para diferentes públicos, como os da Autêntica, da Cortez, da Intrínseca, da Ciranda Cultural, da Cooper Book, da Selecta Livros, da Paulus Editora, da Moderna, da Paulinas, da Nova Fronteira e da Editora Mostarda, além da Panini e seu grande acervo de Marvel, DC Comics, Disney e Planet Mangá para os fãs da cultura geek, entre outros expositores.

 

Arrecadação de alimentos e facilidades

 

A 2ª Bienal do Livro de Guarulhos também é ponto de arrecadação de itens alimentícios, que serão destinados ao Banco de Alimentos do município. Wi-Fi gratuito aos visitantes, praça de alimentação com food trucks e variedade gastronômica, estacionamento gratuito, descontos oferecidos pelas editoras e transporte gratuito, aos sábados e domingos, com saídas de cinco CEUs da cidade, do Adamastor e do CMIL Fernando Pessoa também fazem parte das facilidades oferecidas durante o evento.

 

Para mais informações sobre a programação acesse http://bienaldolivro.guarulhos.sp.gov.br e acompanhe o perfil no Instagram (@bienaldolivrogru).

 

A 2ª Bienal do Livro de Guarulhos acontece entre os dias 5 e 14 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 22h, aos domingos, das 10h às 20h, no Internacional Eventos, que fica na avenida João Cavalari, 133, Vila Hermínia, em Guarulhos.