290 mil guarulhenses receberão a primeira parcela do 13º salário pela Previdência Social

0
564

A Previdência Social na região de Guarulhos pagará R$ 300 mil para os beneficiários da cidade como adiantamento da primeira parcela do 13º. Segundo o órgão, mais de 292 mil pessoas começaram a receber o valor nesta quinta-feira (25) e o processo irá acorrer até o próximo dia oito de setembro. A Previdência ainda destaca que o desconto do imposto de renda não vai ser feito nesta primeira parcela e sim no fim do ano, quando vai ser paga a segunda parte do 13º.

previdencia-guarulhosFoto: Ivanildo Porto

Além dos aposentados e pensionistas, as pessoas que recebem benefícios temporários, como o auxílio-doença também têm direito ao benefício. Mas a instituição ressalta que neste caso, o valor é proporcional ao período em que a pessoa estiver recebendo o auxílio. Apenas não tem direito ao 13.º salário quem recebe benefício assistencial.

O valor da primeira parcela, para a maioria dos beneficiários, equivale a 50% do rendimento mensal. A exceção é para quem teve o benefício iniciado depois de janeiro deste ano. Nesse caso, a parcela do 13.º é proporcional.

No estado de São Paulo, o total de pagamentos dessa parcela corresponde a R$ 5,1 bilhões, que serão pagos a 6,7 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários. A data do crédito é definida com base no valor da aposentadoria, da pensão ou do auxílio e também pelo número final do benefício.

Reportagem: Gustavo Druzian

Fonte: Guarulhos Hoje