20 anos da Orquestra Jovem são celebrados com a 9ª Sinfonia de Beethoven no Teatro Adamastor

0
94

 

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos celebra o aniversário de 20 anos com concerto no próximo sábado (16), às 20h, no Teatro Adamastor. O espetáculo da série Nossa Gente, que fecha com grande festa a participação da Orquestra Jovem na Temporada 2023, tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados pelo site https://orquestrasdeguarulhos.com/ingressos.

 

Foto: Camila Rhodes/PMG

 

Sob regência do maestro Emiliano Patarra, que ao longo desses 20 anos comanda com entusiasmo a batuta à frente dos jovens instrumentistas, o concerto de aniversário apresenta a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, op. 125, obra-prima da história da música do compositor alemão Ludwig van Beethoven. Por meio da parceria com os concertos Astra-Finamax, de Jundiaí, a execução da obra conta com a participação de renomados solistas, a soprano Thayana Roverso, a mezzo-soprano Juliana Taino, o tenor Allan Faria e o barítono Vinícius Atique.

 

“A 9ª Sinfonia de Beethoven marca o entendimento do compositor de que a música não poderia mais estar alheia ao contexto social ou distante daquilo que a sociedade estava vivendo. Para tanto, o alemão decidiu que a música deveria ter um texto que transmitisse e refletisse os acontecimentos de sua época”, explicou o maestro Patarra.

 

Para abrilhantar ainda mais a festa a Orquestra Jovem convida para o espetáculo grandes parceiros de estrada, o Collegium Musicum de São Paulo, o Madrigal Vivace de Jundiaí, o Vocal Lírico CoraLeste e o Coral “a tempo”, que reúnem um total de 150 cantores e que somam, junto com o corpo artístico da Orquestra Jovem, mais de 200 artistas no palco do Teatro Adamastor.

 

No dia 21 de dezembro, quinta-feira, às 20h, o concerto em comemoração aos 20 anos da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos será apresentado em Jundiaí, no Teatro Polytheama, que fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

 

Serviço

 

O Teatro Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.