107 anos da Banda Lira

0
1362

 

Patrimônio cultural de Guarulhos, a Banda Lira completa 107 nesta sexta-feira, dia 15. A comemoração, entretanto, será na semana que vem, no dia 23, com um baile especial, a partir das 19h, no Salão de Artes, no Adamastor. Haverá participação do grupo Samba do Sino e a entrada é franca.

Assunto: Show Jerry Adriane Aniversário Banda Lira 102 anos Local: Adamastor Macedo Data: 15/05/2010 Fotos: Zaca Oliveira/PMG

Foto: Zaca Oliveira

 

“O pessoal vai se divertir bastante e dançar muito, também. É uma oportunidade de prestigiar a banda, que faz parte da história da nossa cidade”, salienta a presidente da corporação musical, Dolores Testai, mais conhecida como dona Lola.

 

Atualmente com 20 músicos, sendo o mais velho com 90 anos, a banda vai tocar um pouco de tudo, desde os tradicionais sambas e marchas, até músicas compostas pelo próprio maestro do grupo, Américo Testae. Não vão faltar no repertório clássicos de Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Noel Rosa.

 

“Vamos sortear, durante a festa, toalhinhas de rosto para o público”, avisa dona Lola, salientando que lá vai ser tudo de graça. “Não tem esta de mesa paga, estas coisas. É entrada franca e mesa grátis”, diz a senhora com seu bom humor peculiar.

 

A banda

 

A Corporação Musical Lira de Guarulhos foi fundada em 15 de maio de 1908 por italianos que vieram para cá e tinham, à época, olarias. Conforme relembra dona Lola, como a bandeira do Divino, usada na Festa do Divino, era guardada na sede da banda, na região central, a corporação também passou a se apresentar durante a festa.

 

dona-lola

Dona Lola é presidente da banda. Foto: Jair Malavazi

 

“O grupo era chamado para tudo. Tocávamos em missas, em praças, na frente da Igreja Matriz (atual Catedral Nossa Senhora da Conceição). Não tinha outra coisa aqui em Guarulhos”, recorda a presidente, que conheceu o marido, o pistonista César Testai (in memorian) que tocava na banda, num destes bailes da vida.

 

Em 1968 a corporação musical foi considerada de utilidade pública e, a partir de 2002, começou a realizar o tradicional Baile da Melhor Idade, atualmente sediado no Adamastor sempre aos primeiros e quartos sábados de cada mês.

 

Serviço

 

Baile dos 107 da Banda Lira

 

Dia: 23, às 19h

Local: Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

 

Entrada franca

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos