Viaduto do Novo Trevo de Bonsucesso vai ser entregue

0
726

Durante vistoria realizada na tarde desta terça-feira (6), o prefeito Sebastião Almeida confirmou a finalização das obras do primeiro viaduto do Trevo de Bonsucesso, sentido São Paulo/Rio Janeiro, o qual será entregue ainda nesta semana, como parte dos festejos de aniversário de Guarulhos.

“Essa é uma obra muito importante, não só para Bonsucesso como para toda a região, porque resolve, em definitivo, os problemas de mobilidade. Nós optamos por fazer o que dá, para ter continuidade no próximo mandato, como um presente para a cidade. E realmente é um presente para a cidade, com toda a segurança, independente de mandato ou de partido. Essa é uma grande obra”, afirmou Almeida.

Com a abertura desse novo acesso ao tráfego, haverá o aumento da capacidade do trevo, favorecendo o acesso de veículos sentido Bonsucesso e Dutra/Rio de Janeiro. O viaduto tem 74 metros de comprimento por 14,4 m de largura e conta com três faixas de rolamento para veículos e barreiras de segurança de concreto, além de passeio para pedestres com guarda-corpo.

Perguntado sobre as dificuldades em relação ao cronograma da obra, o prefeito Almeida ressaltou que boa parte teve que ser feita sem afetar o tráfego da estrada, sob a supervisão da concessionária CCR NovaDutra, e não tinha visibilidade para quem trafegava pelo local. “Muitas vezes eu tive que ouvir que não tinha ninguém trabalhando, quando, na verdade, os operários estavam embaixo da via Dutra fazendo trabalho manual, com todo o cuidado que a obra exigiu. Tivemos muitas dificuldades, mas vamos entregar outras fases até o final do ano”, afirmou.

Deverá ser entregue ainda a pista marginal norte da Dutra, que permitirá o acesso por alça diretamente para Bonsucesso e Lavras, o que vai aliviar o trânsito proporcionando maior fluidez para quem procura esses bairros e proporcionando melhorias importantes ao tráfego.

Crédito garantido para o Novo Trevo

Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, o mais importante é que as obras do Novo Trevo de Bonsucesso têm recursos financeiros garantidos. “Nós gastamos cerca de R$ 34 milhões e ainda temos cerca de R$ 50 milhões para o trevo e o corredor JK”, disse ele.

Atílio explicou ainda que o “caminho crítico” da obra já foi resolvido. “Nós já fizemos os muros do viaduto, a canalização do córrego da Água Chata, a fundação do segundo viaduto, lançamos as primeiras vigas e lançamos as vigas do segundo viaduto, assim como já deixamos pronta a marginal Sul”, finalizou.