Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira

0
378

 

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) será realizada em cinco etapas neste ano, começando nesta segunda-feira (17) com a imunização dos trabalhadores de saúde e das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Os demais públicos contemplados serão vacinados nas fases seguintes, totalizando mais de 280 mil beneficiados no município.

 

vacinacao-gripe-guarulhos

 

Outra novidade deste ano é a inclusão dos professores das redes pública e privada de ensino, que não faziam parte do público beneficiado pela campanha e passarão a ser vacinados pelo SUS em 2017. As doses da vacina contra a Influenza protegem contra os vírus A/H1N1, A/H3N2 e B e poderão ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

 

Etapas:

 

Na segunda etapa de vacinação, que começa no próximo dia 24, serão beneficiadas as gestantes; as mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias, crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias; e a população indígena. Na fase seguinte, a partir do dia 2 de maio, somarão ao público-alvo as pessoas que possuem alguma doença crônica; e, por fim, no dia 8 de maio, serão contemplados os professores.

 

Neste ano, ainda serão beneficiados pela campanha os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Para tanto, no dia 13 de maio (sábado) acontece a Mobilização Nacional, com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde para intensificar a oferta das doses.