Trilha no Parque da Cantareira mobiliza 240 pessoas

0
208

 

Cerca de 240 pessoas, entre elas aproximadamente 130 crianças, participaram no último sábado (26) da trilha no Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Cabuçu). O evento, realizado pela Secretaria de Saúde, em parceria com o parque e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Cabuçu, integrou a programação do Agosto Dourado, mês dedicado à saúde da criança e ao aleitamento materno.

 

Crianças ganharam maçãs, bananas, água mineral e também capas de super-heróis. Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

 

Voltada ao público infantil, o percurso fez sucesso entre as crianças, que aproveitaram o contato com a natureza para conhecer diversas plantas, como a Cabuçu, uma árvore muito comum na região que dá nome ao local. Também presenciaram o líquen vermelho, que só se desenvolve em lugares onde a poluição é quase zero. Abundante no percurso, o líquen é uma simbiose entre fungo e alga que age de forma parasita em troncos de arvores, muros e rochas.

 

As crianças ainda ganharam maçãs, bananas, água mineral e também capas de super heróis, doadas pela loja Princesas e Heróis. Além disso, elas tiveram a oportunidade de encher suas garrafinhas em uma mina localizada no trajeto da trilha percorrida: a do Sagui, com extensão de 3,5 km e nível médio de dificuldade.

 

Equipe

 

Coordenada pelo responsável técnico da Academia da Saúde, Victor Hugo, a caminhada contou com o apoio de seis educadores físicos, cinco monitores, além de equipe de enfermagem e outros profissionais de Saúde. Antes de partir para a trilha, uma série de exercícios de alongamento e aquecimento preparou o grupo.

 

Além de apreciar as plantas, as crianças ainda conheceram um pouco da história da região, como a da Barragem Cabuçu, primeira grande obra de concreto armado realizada no Brasil, com cimento vindo de navio da Inglaterra. O objetivo do evento foi promover a prática de atividade física em contato direto com a natureza, priorizando a relação com o meio ambiente.