Guarulhos comemorou, nesta terça-feira, dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil de uma forma diferente: sete mil livros infantis foram distribuídos gratuitamente aos usuários do Terminal São João. O Terminal possui 14 linhas atendidas por uma frota de 133 veículos e estima-se que 55 mil embarques e desembarques sejam realizados no local nos dias úteis. A iniciativa da Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região (Guarupass), em parceria com o Grupo Projetos de Leitura, e apoio da Secretaria de Transportes e Trânsito, teve início pela manhã e ocorreu até às 16 horas.

 

livros-terminal-guarulhos (1)
Foto: Sidnei Barros/PMG

 

Além de incentivar a leitura, a ação integra o projeto “Viajando na Leitura” e visa promover a circulação de livros doados. Na capa dos livros, o leitor encontra um adesivo instruindo-o a ler e depois deixá-lo em algum lugar, dentro do sistema de transporte para dar continuidade ao projeto. A proposta é que a população leia durante as viagens, compartilhem a leitura com filhos, e em seguida deixem em um terminal ou em um coletivo para que outros se beneficiem.

 

livros-terminal-guarulhos (2)
Foto: Sidnei Barros/PMG

 

O escritor Laé de Souza, autor de livros infantis, acompanhou a distribuição no terminal. Ele coordena do Grupo Projetos de Leitura há 17 anos e é ainda autor de diversos projetos de incentivo à leitura para todas as faixas etárias.