Semana da Amamentação será aberta com palestra e oficinas no Adamastor

0
206

 

Dentro do Agosto Dourado – mês de incentivo ao aleitamento materno – Guarulhos dará início na próxima segunda-feira (7) à 17ª Semana da Amamentação, com vários motivos para comemorar, como a indução da lactação de mães adotivas, que conseguiram amamentar seus bebês. A solenidade de abertura, que será realizada no salão de Artes do Teatro Adamastor (Centro), às 9 horas, contará com palestras sobre o tema, apresentação musical, depoimento e oficinas para profissionais de saúde.

 

semana-da-amamentacao
O Banco de Leite fica rua Octavio Forghieri nº 70, no Centro (ao lado do Fórum). Foto: Sidnei Barros / PMG

André de Souza e Cíntia Alves de Souza formam o casal que vai abrir as atividades da Semana, com um depoimento emocionante sobre as dificuldades enfrentadas para amamentar seu bebê e o apoio que receberam do Banco de Leite Humano (BLH) do município. Eles são um dos exemplos que comprovam o sucesso do trabalho de incentivo ao aleitamento materno realizado pelo BLH, que até 2013 – ano da inauguração da unidade de Mogi das Cruzes – era referência para as 11 cidades da região do Alto Tietê.

 

Outra experiência fascinante da equipe do Banco de Leite é a indução da lactação adotiva, método simples e efetivo, que proporciona ao recém-nascido a oportunidade de receber leite materno, alimento que é considerado padrão ouro pelos pediatras. Além do benefício à criança, possibilita à mãe adotiva a alegria e realização plena de amamentar seu filho.

 

Gisele Nunes da Silva é uma das mais de cinco mães adotivas que conseguiram amamentar seus filhos graças ao trabalho do BLH. ”Foi divino, uma experiência maravilhosa. Eu só tenho a agradecer a Deus e ao pessoal do Banco de Leite”, elogia a mãe do Miguel, hoje com dois anos e 10 meses. A indução é realizada mediante a utilização de uma sonda, que fica próxima à auréola do seio, e um copinho plástico com leite, estimulando a sucção do bebê e a produção da lactação.

 

Programação:

A abertura da Semana de Amamentação será ao som da vocalista da Banda Luneta Vinil, Elis Lucas, seguida da apresentação da gerente do Banco de Leite, Rose Meire de Freitas Santos, que contará um pouco da história do BLH. Na sequência, serão apresentados os dados sobre mortalidade pela médica Luciane Regis de Oliveira, gestora da Rede Cegonha (programa que visa a assegurar o direito reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez e ao parto, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável da criança).

 

Finalizando as atividades da manhã, o pediatra Álvaro Antônio de Almeida Nascimento Silva promoverá um momento de reflexão sobre o aleitamento materno, atividade que será encerrada com a apresentação de uma paródia sobre o tema, criada por um enfermeiro e um nutricionista da rede. Na ocasião, eles cantarão com o acompanhamento de um coral de agentes comunitários de saúde.

 

Na parte da tarde, das 13 às 15 horas, haverá uma palestra sobre o tema, ministrada pela médica pediatra do Banco de Leite Humano, Sílvia Heloisa Moscatel Loffredo.

 

Na sequência, das 15 às 17 horas, tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil ministrarão oficinas aos trabalhadores de saúde sobre amamentação.

 

A Estratégia Amamenta e Alimenta visa qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica e dos demais serviços, em especial das maternidades, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno exclusivo de zero a seis meses de idade, bem como a introdução da alimentação saudável a partir dos seis meses, com continuidade para toda a vida. As oficinas e a palestra da pediatra do Banco de Leite prosseguem no dia 10 no mesmo local, das 8 às 12 horas.

 

Frascos para o Banco de Leite:

Durante a Semana da Amamentação, ainda será realizada uma campanha de arrecadação de frascos para o Banco de Leite, que desenvolve um trabalho de coleta, pasteurização e distribuição de leite materno para ajudar na recuperação de bebês internados nas UTIs das maternidades públicas.

 

Os recipientes ideais são os de vidro de 120, 250 e 500 ml, com tampas plásticas rosqueáveis, como os de maionese e de café solúvel. Para doar, basta se dirigir ao Banco de Leite, que funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas e, aos sábados, das 7 às 15 horas, na rua Octavio Forghieri nº 70, no Centro (ao lado do Fórum) ou ligar para o telefone 2408-4991, que a equipe do BLH irá buscar os frascos na residência da pessoa.