Ressaca Friends 2017 contou com mudanças e muitas atrações internacionais, sem deixar de lado a essência do evento

0
661

 

A edição de 2017 do Ressaca Friends aconteceu no final de semana dos dias 16 e 17 de dezembro e contou com muitas novidades no setor.

 

A principal é a mudança da produtora e administradora do evento, a Maru Division entra em ação para comandar o Ressaca e o Anime Friends. “Nós tivemos pouco mais de dois meses para montar um evento com o tamanho do Ressaca e ficamos felizes com o resultado. A Maru Division, apesar de ser uma empresa nova, conta com sócios que já possuem uma larga experiência na área de eventos” afirma Diego Ragonha, CEO da Maru Division.

 

Foto por Danila Kimura – Mundo Cosplayer

 

O pavilhão Oeste do Anhembi foi o local escolhido para receber a 14ª edição do Ressaca Friends, conhecido por ser o evento de menor porte derivado do Anime Friends. O evento possui uma ótima estrutura, como um grande palco capaz de receber bandas internacionais e um auditório onde o público podia acompanhar de perto palestras e bate-papos, além de ter a oportunidade de passear por estandes e salas temáticas enquanto aguardavam as suas atrações preferidas começarem.

 

O primeiro dia de evento foi marcado pelas palestras de K-Pop, um especial com os dubladores do anime One Punch Man e o show com a cantora Mai Hoshimura, famosa pela música “Sakura Biyori” do anime Bleach.

 

Aconteceu também uma das seletiva do Cosplay World Masters (veja mais sobre os cosplays clicando aqui!), cujo os vencedores participarão das finais brasileiras para escolher quem representará o país na grande final do concurso em Portugal. Para fechar o sábado com chave de ouro, os presentes puderam dançar ao som das melhores e mais animadas músicas na Balada K-Pop, estilo musical que virou uma verdadeira febre entre os jovens.

 

No domingo a magia de Harry Potter abriu o auditório lotado com uma palestra sobre o universo de Hogwarts e suas maravilhas; mais tarde, o dublador Wendell Bezerra, famoso por ser a voz dos personagens Goku e Bob Esponja, conversou com seus fãs em uma palestra divertida e para finalizar, a banda Snowkel encerrou a noite com um show incrível que rendeu um “Tchau, até logo” dos integrantes para os brasileiros, Durante o show, a banda trouxe grandes sucessos, como trilhas de Naruto e até Dragon Ball.

 

Em ambos os dias o ator Walter Jones subiu no auditório para conversar com os fãs e falar sobre seu famoso personagem Zack Taylor, o primeiro Power Ranger negro, de “Mighty Morphin” e planos para os próximos trabalhos. Nesta edição contamos também com o casal Pritt e Lohgann do canal “Japão nosso de cada dia”. Os influenciadores, que hoje moram no Japão, trouxeram centenas de fãs ao evento, ansiosos com a oportunidade em conhecê-los.

 

Além de todas as atrações ainda foram realizadas dezenas de palestras e workshops para o público conhecer mais da cultura pop oriental e geek. A maquiadora e youtuber Nay Firens conduziu um workshop sobre maquiagem artística e a AreaE, escola de artes, ensinou algumas técnicas para desenhar quadrinhos e mangás; para os apaixonados por cultura coreana, um workshop com atividades divertidas e muita música K-Pop para aprender o idioma, as expressões e muito mais!

 

O evento contou com a visita de aproximadamente 10 mil pessoas, em um público rotativo, além de imprensa e convidados. A edição de 2017 contou com um aumento considerável de público, além de grandes atrações e alcançou com sucesso seu intuito de terminar o ano como um evento de encerramento, um espaço para os fãs de animes, mangás, cultura pop e geek se reunirem e curtirem juntos, além de contribuírem para uma boa causa social: Kodomo no sono.

 

A cada ingresso pago como meia entrada, a pessoa deveria levar meio quilo de alimento não perecível. Todas as arrecadações foram destinadas à instituição Kodomo No Sono, localizada na Zona Leste de São Paulo. Fundada em 1958, a entidade visa amparar pessoas com necessidades especiais e suas famílias. Todos os recursos chegam a eles por meio de doações e eventos beneficentes. Na edição de 2017 do Ressaca Friends arrecadamos cerca de 2,7 toneladas de alimentos não perecíveis. Contamos com a ajuda do time da Jabuti Escoteiros que fizeram o trabalho de coleta e guarda de todos os mantimentos.

 

O Ressaca Friends, mesmo com a mudança de organização, continua com a essência do evento para o público que gosta de quadrinhos, mangás e da cultura japonesa e coreana, visando sempre em levar produtos de primeira qualidade, excluindo toda e qualquer forma de pirataria. “Nosso intuito é levar o melhor para o público, sempre pensando nas novidades e valorizando quem realmente fez o evento acontecer: o público otaku” explica Juliano Aniteli, CEO da Maru Division.

 

Sobre o Anime Friends

 

O Anime Friends é um dos maiores eventos multitemáticos de entretenimento das Américas, presente há 14 anos no mercado. Atualmente, dá destaque à cultura pop oriental e ao universo geek, apresentando aos seus visitantes todas as novidades destes segmentos. O evento surgiu em 2003 sendo um evento com enfoque à cultura pop japonesa, para entreter o público gerado pela invasão dos quadrinhos e animações japonesas no Brasil em meados dos anos 90. Mas com o passar dos anos, ele se modificou e começou a atender todo o público geek, gamer e derivados. Aumentando assim, seu leque de atuação e sendo reconhecido como um evento para toda a família.

 

Sobre o Ressaca Friends

 

Em julho de 2003, nasceu o Anime Friends, evento anual que se tornou um dos maiores pontos de encontro dos fãs de anime e mangá (animação e quadrinhos japoneses) e cultura pop em geral, um nicho de mercado que começou a se expandir no Brasil em meados dos anos 2000. O Ressaca Friends foi criado a partir da ideia original do Anime Friends, porém com o objetivo de dar uma oportunidade com um evento mais compacto e mais acessível para público otaku. Uma nova oportunidade de se divertir em um evento. Além disso ele tem como principal objetivo ser um evento que aproveita as comemorações de final do ano para o público se reunir com os amigos no começo das férias.

 

Sobre a Maru Division:

 

Em japonês, a palavra “Maru” significa literalmente “círculo” e é muito usada na acepção “check mark”, símbolo equivalente ao √ (checked), indicando a ideia de correto e certo. Há ainda diversas outras interpretações da palavra “Maru”, podendo significar também perfeição, pureza ou plenitude (completo). Em alguns casos o símbolo “Maru” significa “finalizado” (verificado, terminado) ou um ponto-final. Além de ser um sufixo para navios japoneses, e.g. Kasato Maru. Já a palavra inglesa “Division” significa seção, departamento ou setor. Um agrupamento determinado com o intuito de realizar alguma tarefa ou atividade.

 

Assim, “Maru Division” representa a vocação realizadora e agregadora da empresa, sempre respeitando o próximo e as relações existentes (pureza e honestidade) de forma centrada, correta e fluída. Uma produtora que realiza eventos que acontecem “redondos” e na medida certa.