Profissionais de turismo debatem panorama atual na região

0
241

 

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), participou na última terça-feira (9), do MICE Fórum Guarulhos – Conexões, que foi realizado no Pullman São Paulo Guarulhos Airport.

forum-turismo-guarulhos (1)
Dinâmica com aro foi uma das atividades do evento. Foto: Sidnei Barros / PMG

 

Promovido pelo Convention & Visitors Bureau e a Rent my Brain, o evento contou com palestras e reuniu o trade turístico da cidade e região, representado por gestores de hotéis, empresários de agências de viagem e de companhias áreas, além de estudantes da área de turismo.

 

Na parte da manhã, o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, ressaltou a importância de Guarulhos como um grande polo de negócios e falou sobre ações que a Prefeitura pretende adotar para alavancar o turismo na cidade. Já a chefe de gabinete da Embratur, Kátia Bittencourt, que veio representando o presidente Vinícius Lummertz, fez um panorama da autarquia que quer se transformar numa empresa de fato para divulgar o turismo internacional e voltar a vender o Brasil como destino turístico.

 

forum-turismo-guarulhos (2)
Participação dos profissionais no debate foi efetiva. Foto: Sidnei Barros / PMG

 

Na oportunidade, palestrantes do Convention & Visitors Bureau de Guarulhos e de São Paulo falaram de desenvolvimento turístico, ocupação hoteleira e ações para integrar Guarulhos e região. Ocasião em que divulgaram o lançamento do site Visite Guarulhos, com data prevista para novembro deste ano.

 

Atividades

 

A parte da tarde foi marcada por dinâmicas em grupo e um painel de discussões com profissionais dos segmentos Meeting, Incentive, Conferences and Exhibitions, como o presidente do Convention & Visitour Bureau Guarulhos, Rolemberg Araújo; a chefe de gabinete Kátia Bittencourt e a professora e pesquisadora de Turismo na Universidade de São Paulo (USP), Mariana Aldrigui, além de convidados da plateia, tendo como moderador, o jornalista Milton Jung, âncora da rádio CBN.

 

Segundo o diretor de Turismo da SDCETI, Ricardo Balcone, o fórum MICE foi pensado para unir todo o trade turístico. “A intenção é criarmos e mantermos conexões entre todos os profissionais da área de turismo. Parar de pensar de forma isolada numa cidade apenas, seja Guarulhos, Arujá ou Santa Isabel e sim trabalharmos de forma conjunta, fazendo uma junção de cidades para transformar o turismo da região”, salientou.

 

forum-turismo-guarulhos (3)
O debate foi mediado pelo jornalista Milton Jung. Foto: Sidnei Barros / PMG

 

Já o diretor executivo do Convention Bureau de Guarulhos, Danilo Duarte Ramalho, disse que o MICE Fórum é uma forma, uma ferramenta de conectar o trade turístico ao mercado. “Hoje, a imprensa local, a imprensa nacional de turismo e a Embratur estiveram presentes aqui no fórum e nos ajudaram a colocar Guarulhos no Mapa.  O turismo acontece aqui, às vezes de forma invisível, nós temos mais de 1,3 milhão de habitantes, temos 19 hotéis, sendo que 80% deles pertencentes a grandes redes nacionais e internacionais, temos quatro shopping e cerca de 110 bares e restaurantes com potencial turístico. O turismo é um fato da cidade. A gente precisa trabalhar em conjunto, desde o hoteleiro ao taxista, dono do restaurante, conversar mais, conectar mais. O governo está buscando isso e estamos alinhados com essa ideia de promover a cidade”.