Prefeitura recebe deficientes visuais para debater políticas públicas

0
488

 

A Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida recebeu, em sua sede no início deste mês (dia 7), representantes da Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos para debater políticas públicas.

 

deficientes-visuais-guarulhos
Divulgação de encontro na Coordenadoria PMG

 

Durante o encontro, além de conhecer o coordenador Toninho Messias, os representantes falaram sobre a necessidade de realização de cursos de orientação e mobilidade para cegos no município, bem como, de uma política pública efetiva de inclusão.

 

Na busca por autonomia, o deficiente visual necessita de apoio para realizar tarefas do dia a dia como atravessar a rua, esperar o transporte público, driblar os obstáculos existentes nas ruas como postes, lixeiras e degraus, entre outros; e com aulas de orientação e mobilidade, eles podem desenvolver a autonomia com muito mais segurança.

 

Para o coordenador Toninho Messias é preciso elaborar propostas em conjunto com os representantes do segmento. “Ninguém melhor para conhecer as necessidades das pessoas com deficiência do que elas mesmas. As propostas apresentadas serão analisadas e outros encontros serão marcados para garantir a efetividade de qualquer ação voltada para eles”, salientou.