Prefeitura prepara programação do Dia D da pessoa com deficiência

0
231

 

Guarulhos se prepara para o Dia D de conscientização quanto à luta da pessoa com deficiência, que será em 29 de setembro. A realização é do Ministério do Trabalho, com a parceria da Prefeitura, por meio das secretarias do Trabalho e de Assuntos Difusos – Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão. O objetivo do evento é reunir empresários e pessoas com deficiência no Adamastor, no período das 9h às 16h, a fim de captar vagas de emprego e realizar encaminhamentos.

 

O Dia D envolve eventos que ocorrem em diversas cidades do Brasil, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho, com as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público prevista em lei.

 

Em todo o País, 6,2% da população brasileira possuem pelo menos um tipo de deficiência, seja física, intelectual, auditiva ou visual, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. Para garantir a inserção desses milhões de brasileiros no mercado de trabalho, há 26 anos foi criada a Lei N°8.213/91, conhecida como a Lei de Cotas.

 

Segundo determina a legislação, as empresas com 100 a 200 funcionários têm de reservar, obrigatoriamente, 2% de suas vagas para pessoas com deficiência; entre 201 e 500 funcionários, 3%; entre 501 e 1.000 funcionários, 4%; empresas com mais de 1.001 funcionários, 5% das suas vagas.

 

Dia de Luta

 

Em 21 de setembro será celebrado o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi escolhida por ser o Dia da Árvore, em uma representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada por intermédio da Lei Federal 11.133/2005.

 

Em Guarulhos haverá programação especial no dia 30, sábado, com desfile de moda inclusiva. Cerca de 20 pessoas irão participar, representando as entidades da cidade. Os parceiros neste ano serão a Secretaria do Estado da Pessoa com Deficiência, o Internacional Shopping e lojistas do mesmo centro de compras.

 

Haverá também a presença da atriz guarulhense Livia Inhudes, que interpretou o papel de Vivi na novela “Chiquititas”. Os pais da atriz são condutores escolares e fizeram o treinamento de acessibilidade na Subsecretaria em 2014.

 

Nesta quarta-feira, dia 20, às 10 horas, a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão irá promover uma vivência no auditório do CEU Cumbica, contemplando a Semana do Estudante 2017, com o tema “Desperte o seu olhar inclusivo e vivencie essa experiência”, com dinâmicas que trazem as dificuldades encontradas por pessoas com deficiência. A organização está por conta da Subsecretaria da Juventude.