Prefeitura cadastra comunidade cigana em programas sociais

0
418

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), realizou nesta quarta-feira, dia 2, o cadastramento e recadastramento no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais de famílias ciganas da comunidade “Dona Preta”, localizada na Vila Branca, região do Pimentas, onde vivem cerca de 30 pessoas.

 

ciganos-guarulhos

 

O trabalho foi realizado pela equipe da Divisão Administrativa de Gestão do Programa Bolsa Família, ligado à SDAS, que é responsável por coordenar e gerir o CadÚnico e tem ainda a função de localizar as famílias em vulnerabilidade social.

 

CadÚnico

 

O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Ele é utilizado para mapeamento das suas necessidades e o acompanhamento da melhoria de vida dessas famílias

 

A inclusão das famílias no Cadastro Único é um passo importante, pois permite identificar o grau de vulnerabilidade delas considerando questões como: renda; número de pessoas conviventes; escolaridade dos membros; condições de moradia; condições de acesso ao trabalho; e a presença de deficiências que as afetam. Através dessas informações, o Poder Público tem condições de formular políticas específicas para as referidas famílias.

 

Além disso, é possível identificar os Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs), que são grupos familiares com formas próprias de organização social e com aspectos culturais, sociais, religiosos ou de ocupação territorial com características diferenciadas, como as ciganas, quilombola, ribeirinhas, entre outras.