Palestra na UNG sobre reforma psiquiátrica

0
489

A Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde vai promover até o próximo dia 31 uma série de atividades voltadas para pessoas que necessitam de tratamento em saúde mental, seus familiares e trabalhadores da área. O objetivo é comemorar o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado oficialmente em 18 de maio, e discutir a Reforma Psiquiátrica no Brasil, com o intuito de produzir avanços na Política de Saúde Mental do País.

Assunto: Palestra Defensoria da Saúde Local: UNG, Prédio F, Centro Data: 11-05-2016 Foto: William Benício/PMG
foto: Willian Benício/PMG

Nesta quarta-feira (11), uma palestra promovida em parceria com a Defensoria Pública do Estado sobre o tema: “Cuidados Integrados: Reforma Psiquiátrica e o Cenário atual no Brasil”, reuniu grande número de pessoas no auditório F da Universidade Guarulhos (UNG), na parte da manhã. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Caminhada

Na sexta-feira (13), uma grande caminhada de usuários e profissionais dos serviços de Saúde Mental está prevista para acontecer no Jardim Presidente Dutra. A concentração será às 8h30, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Allan Kardec, de onde os participantes seguirão até o Centro de Atenção Psicossocial – Caps II Arco Íris, que desenvolverá uma programação especial nessa data.

Oficinas de construção de brinquedos com materiais recicláveis, exposição de produtos confeccionados pelos participantes do Projeto Tear, coral formado por profissionais da UBS Marinópolis, dança sênior pelo grupo da UBS Inocoop, samba na tenda, pintura, artesanato e show de calouros são algumas das atividades programadas pelo Caps, que encerrará as comemorações do dia com uma batucada promovida pelo som de vários instrumentos.

Seminário

Na quinta-feira (12), a partir das 18h30, terá início o 4º Seminário Internacional de Integração Étnico-Racial e as Metas do Milênio, que se estende até a sexta (13), das 7h30 às 12 horas, e das 13 às 22 horas, no Colégio e Faculdade Eniac (Rua Força Pública, nº 89, região central da cidade). No mesmo local, haverá a discussão do tema “Diálogos sobre a Reforma Psiquiátrica: Histórias e Perspectivas” no próximo dia 19, a partir das 13h30.

Teatro e Cine Clube

Afetividade e saúde mental é o nome de mais uma palestra prevista para o próximo dia 17, que será ministrada pela equipe do Caps II Bom Clima no auditório do Paço Municipal (Bom Clima), das 9 às 12 horas. Na parte da tarde, no CEU Jardim Cumbica, acontece a apresentação da peça “Metamorfoses dos Artistas” e Teatro do Oprimido pelo Caps III Alvorecer, além do Cine Debate com o filme: “O Voo da Razão”, pelo Projeto Tear, seguido de roda de conversa entre os participantes.

 Na segunda-feira (23) e na terça-feira (31), a Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, novamente em parceria com a Defensoria Pública do Estado, irão promover mais dois ciclos de palestras no auditório F da Universidade Guarulhos (UnG), das 8h30 às 12 horas. No primeiro, abordará a temática “Saúde Mental: Manejo, Cuidados e Desinstitucionalização” e, no segundo, “Interdições: Aspectos Jurídicos, Psicossociais e Previdenciários”.

Já na terça-feira (24), haverá uma passeata da praça Getúlio Vargas até o Bosque Maia pela manhã. Além dessas atividades, os Centros de Atenção Psicossociais terão uma programação especial neste mês, que inclui torneio de futebol inter Caps (promovido pelo Caps II Arco Íris), ateliê criativo de estamparia (Projeto Tear), filme e debate sobre saúde mental mais “tarde do brincar” (Caps II Infantil Recriar), exposição de trabalhos produzidos nas oficinas entre os dias 16 e 20 (Caps II Bom Clima), entre outras ações.